Notícias

800 mil metros cúbicos de areia já foram utilizados para o alargamento faixa de Caiobá, no Litoral do Paraná


Brasil Net

A intervenção, que é feita a partir de um processo de dragagem que retira o sedimento de alto-mar, atingiu uma extensão de 1.400 metros

Foto: Reprodução/PMM
A obra faz parte do projeto de revitalização da Orla de Matinhos

Um dos locais que mais atraem veranistas para o Litoral, a praia de Caiobá já recebeu 800 mil metros cúbicos a mais de areia. A intervenção, que é feita a partir de um processo de dragagem que retira o sedimento de alto-mar, atingiu uma extensão de 1.400 metros e faz parte do projeto de revitalização da Orla de Matinhos.

A previsão é utilizar 1 milhão de metros cúbicos de areia para o alargamento do trecho de Caiobá até o Pico de Matinhos, que tem 1.800 metros de extensão. Após completar essa área, o que deve ocorrer até o final do mês, a tubulação utilizada para a dragagem será transportada para os balneários da cidade, que também terão uma faixa de areia maior.

O processo é feito a partir de uma tubulação de 4,4 quilômetros acoplada à draga Galileo Galilei, embarcação especial que remove areia de uma jazida determinada em alto-mar. A draga transporta a areia até a ponta da tubulação, chamada de linha de recalque, e bombeia o material até a praia.

A etapa de dragagem é uma das intervenções previstas nas obras de revitalização da Orla de Matinhos, realizadas para minimizar os impactos causados pelas cheias na região.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, e é executado pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação.

A combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município. Para minimizar esses impactos, estão sendo investidos R$ 314,9 milhões em todas as intervenções, que atingem 6,3 quilômetros de orla.

Além do aumento da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, as obras na Orla de Matinhos preveem estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da praia e da calçada com o plantio de árvores nativas. Também serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL