Notícias

Cidades do Paraná registram dia mais frio do ano, com geada e temperaturas negativas em algumas regiões


Brasil Net

Segundo o SIMEPAR, estações meteorológicas em 10 cidades registraram as menores temperaturas desde o início de 2022.

Foto: Reprodução/RPC
Região de Curitiba teve registro de geada, na segunda-feira (13)

A madrugada de segunda-feira (13) foi a mais fria de 2022 em pelo menos 10 cidades do Paraná, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (SIMEPAR).

Na capital, os termômetros chegaram a registrar 2,6ºC, e houve registro de geada. Além dela, as temperaturas foram as menores do ano em: Santa Helena, Toledo, Palotina, Campo Mourão, União da Vitória, Telêmaco Borba, Cerro Azul, Lapa, Fazenda Rio Grande, Antonina e Guaraqueçaba.

No dia anterior, domingo (12), grande parte dos municípios do Paraná já haviam registrado as menores temperaturas do ano, conforme os meteorologistas do SIMEPAR.

O destaque foi para General Carneiro, que no domingo, teve a menor temperatura do ano no estado, com termômetros marcando -3,9ºC. Na segunda-feira, a mesma estação marcou -3,8ºC.

Ainda conforme os dados do SIMEPAR, na segunda, Guarapuava teve registro de -1,5ºC, Ponta Grossa marcou -0,6ºC, Cascavel teve 1,2ºC e Foz do Iguaçu chegou a 0,6ºC.

A previsão para esta semana é de temperaturas baixas em todo o estado e com alta possibilidade de ocorrência de geadas, de acordo com o SIMEPAR. Não há previsão de chuva no início da semana, e o sol deve predominar em todas as horas do dia.

Na terça-feira (14), o tempo segue instável no Estado, com predomínio de sol durante o dia, mas um pouco frio no amanhecer a à noite

Conforme os meteorologistas, ainda há risco para formar geada, principalmente entre os setores sul e os Campos Gerais.

Espera-se que o declínio das temperaturas, da madrugada para o amanhecer, seja um pouco reforçado pela perda radiativa de calor junto à superfície, pois a massa de ar na região é mais seco.

De acordo com o SIMEPAR, o frio perderá força a partir de quarta-feira (15). As temperaturas estão previstas para ficar acima dos 5ºC pela manhã, nas regiões mais frias. Apenas o extremo sul do estado poderá ter valor próximo disso.

De quinta (16) para sexta-feira (17), uma nova frente frita se desenvolve no sul do país. Com isso, o Paraná volta a ter previsão de chuva.

Do sábado para domingo (19), um novo declínio das temperaturas é esperado, mas não tão rigoroso nosso o último, segundo o SIMEPAR.

Para Cornélio Procópio a previsão é de clima frio e seco durante a semana, com mínimas de até 7°C. e rajadas de vento de 49 Km/h, com possibilidade de chuva no próximo final de semana.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do G1 Paraná/SIMEPAR
CN INSTITUCIONAL