Notícias

Visita de estudantes universitários inaugura reforma do Ecocentro Vida Verde em Cornélio Procópio


Brasil Net

Com a reforma que a prefeitura promoveu recentemente em todas as áreas do bosque, o local será um dos grandes atrativos na cidade

Foto: Comunicação/Prefeitura
Estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade no Ecocentro Vida Verde

A recente visita feita por estudantes da Faculdade Norte do Paraná (UENP), unidade de Cornélio Procópio, marcou a reabertura do Ecocentro Vida Verde, localizado no interior do Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida (zona sul da cidade).

Com a reforma que a prefeitura promoveu recentemente em todas as áreas do bosque, o local, alvo de depredação por vandalismo nos últimos anos, foi totalmente restaurado e será um dos grandes atrativos desta área de lazer da cidade.

Na reabertura, na manhã d terça-feira (07), uma das atividades da reabertura do local foi com um grupo de estudantes do último ano curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da faculdade. Estiveram no local para visita técnica na área de Zoologia dos Vertebrados.

Além de ampla visitação ao interior do bosque a todas assistiram palestra proferida pela bióloga Renata Alfredo, do Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Meio Ambiente (IPEVS).

Trata-se de uma instituição privada que desenvolve projetos nas áreas ambientais. Um deles é o manejo de animais silvestres em cativeiro, através do Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS).

“Recebemos animais oriundos de resgate, apreensões e entregas voluntárias, cuidamos e sempre que possível, realizamos a soltura ou continuam aqui na instituição como ferramentas de educação ambiental”, informou a bióloga durante sua palestra aos estudantes.

Esta, segundo ela, será a principal atividade que será desenvolvida no local em parceria com o município. São atividades de educação ambiental voltadas à fauna silvestre da região, como também, para animais oriundos de tráfico.

“Será um espaço para que o público venha conhecer essas atividades de educação aqui no bosque. Hoje, estamos inaugurando este espaço e nosso atendimento será, na primeira quinzena de cada mês, das 9 ao meio-dia e, no período da tarde na segunda quinzena”, complementou.

As atividades integram o programa “Cidade Mais Verde Dr. Oscar Balarin”, ex-secretário municipal de Meio Ambiente e Agricultura, falecido no ano passado vítima da Covid-19.

“É um projeto que foi aprovado pela Câmara em homenagem a quem lutou muito pelas questões ecológicas do município. Recuperamos todas as obras deste centro ecológico e a bióloga contratada pela prefeitura estará aqui diariamente com informações para o público e, em especial para estudantes”, relatou o secretário municipal Luiz Aleixo, que acompanhou todas as obras realizadas no local.

Com a reativação do local, também será implantado um programa destinado a cuidar de canteiros, logradouros e praças públicas da cidade, através do projeto denominado de “Cidade Mais Verde”.

Além de dinamizar esses locais, também existe a possibilidade de adoção, por parte das empresas, de canteiros nesses locais.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: Redação CN Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio
FACCREI - VESTIBULAR DE VERÃO 2022