Notícias

Consórcio de Imprensa lança campanha pela integridade dos jornalistas


Brasil Net

Os profissionais são alvos constantes de ataques, e do acesso à informação de qualidade

Foto: Portal UOL
O consórcio, iniciativa inédita na imprensa brasileira, foi criado em 2020

No Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado na terça-feira (7), o Consórcio de Veículos de Imprensa lançou uma campanha em defesa da integridade dos jornalistas, alvos constantes de ataques, e do acesso à informação de qualidade.

A ação reúne o portal UOL, Folha de São Paulo, TV Globo, GloboNews, g1, O Globo, Extra, Valor Econômico, Estadão, CBN e Rádio Eldorado.

Todos os veículos divulgarão, ao longo do dia, peças de conscientização sobre a data e a importância da imprensa livre.

Isso inclui uma tarja preta no alto das capas de sites e jornais com o texto: "Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional".

Ao clicar no anúncio, será exibida uma página em branco acompanhada da seguinte explicação: "Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como essa, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia".

"Liberdade de imprensa não significa apenas ausência de censura. É fundamental o respeito ao trabalho dos jornalistas e, acima de tudo, ao direito da sociedade de ser informada. Os governantes precisam ter compromisso com a transparência, disponibilizar informações de interesse público, prestar esclarecimentos, não fugir ao contraditório e ao escrutínio, não se esconder atrás de propaganda e de números que não podem nem mesmo ser checados porque se bloqueia o acesso pleno a eles", diz Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL.

O consórcio, iniciativa inédita na imprensa brasileira, foi criado em 2020 para driblar o apagão de dados do governo em meio à pandemia de covid-19. Nele, os veículos atuam de forma colaborativa para coletar diariamente os dados sobre casos, óbitos e avanço da vacinação nas 27 unidades federativas.

Em dezembro passado, o consórcio dividiu com o Projeto Comprova — de checagem de fatos — o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2021 promovido pela Associação Nacional de Jornais.

Este ano, foi finalista do Sigma Awards, prêmio internacional de jornalismo de dados.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal UOL
FACCREI - VESTIBULAR DE VERÃO 2022