Notícias

Varíola do macaco avança mundialmente e número de casos passa de 120 em 15 países


Brasil Net

A Europa concentra maioria dos diagnósticos, mas há confirmações na Austrália, EUA, Canadá, Israel e uma suspeita na Argentina

Foto: REUTERS
Espanha e Portugal concentram maior número de casos de varíola do macaco

Cresce diariamente o número de casos de varíola do macaco confirmados no mundo. O total, que era de 77 na sexta-feira (20), passou para 124 na segunda-feira (23), segundo um monitoramento em tempo real conduzido pela iniciativa Global.health.

Já são 15 os países que têm pelo menos um caso da doença: Espanha: 41; Portugal: 37; Inglaterra: 20; Canadá: 5; Itália: 4; Alemanha: 3; Bélgica: 3; Países Baixos: 2; Austrália: 2; Estados Unidos: 2; Dinamarca: 1; França: 1; Suécia: 1; Suíça: 1; Israel: 1.

Além destes, também há dezenas de casos prováveis, incluindo o de um homem na Argentina que havia retornado de viagem da Espanha. A Grécia também investiga um caso suspeito.

O primeiro infectado com o vírus da varíola do macaco – chamado de monkeypox em inglês – fora do continente africano foi detectado no Reino Unido. Ele havia viajado à Nigéria, mas autoridades locais dizem que o paciente não tem conexão com nenhum dos outros casos.

"As investigações epidemiológicas estão em andamento, no entanto, os casos relatados até agora não têm ligações de viagem estabelecidas para áreas endêmicas. Com base nas informações atualmente disponíveis, os casos foram identificados principalmente, mas não exclusivamente, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) que procuram atendimento na atenção primária e nas clínicas de saúde sexual", disse a OMS (Organização Mundial da Saúde) em nota divulgada no sábado (21).

A organização trata o surto atual como "um evento altamente incomum" e espera que mais casos surjam em outros países fora da África surjam nos próximos dias.

A varíola do macaco é considerada endêmica (ocorre com frequência) no Benin, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Gana (identificado apenas em animais), Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, República do Congo, Serra Leoa, e Sudão do Sul.

Trata-se de uma doença viral que atinge principalmente os macacos, mas estes não são os hospedeiros naturais – acredita-se que sejam roedores.

Todavia, o vírus pode ser transmitido eventualmente de roedores para humanos e posteriormente entre pessoas, que é o que tem sido observado atualmente.

A via de transmissão aérea (por gotículas) não é considerada tão eficaz, sendo necessário um contato próximo e prolongado entre duas pessoas. Por isso, beijo e o contato sexual estão sendo investigados como possível meio de contágio nos casos atuais.

O vírus da varíola do macaco identificado no Reino Unido é da cepa da África Ocidental. A OMS diz que este tipo parece "causar uma doença menos grave em comparação com a cepa da bacia do Congo".

Os sintomas da doença se assemelham aos de uma gripe. A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS no continente, afirma que os seguintes sinais devem ser observados:

As tradicionais feridas na pele costumam ocorrer alguns dias após o início da febre, mas nem todos os pacientes podem apresentá-las.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do R7 Notícias
CN INSTITUCIONAL