Notícias

Procopense está na lista de brasileiros procurados pela INTERPOL


Brasil Net

Mais sete paranaenses, sete homens e uma mulher procurados pela Justiça Brasileira estão listados na ferramenta de cooperação internacional

Foto: Divulgação/INTERPOL
Nomes incluídos na Difusão Vermelha da Interpol são de pessoas que podem estar fora do Brasil

Dos 79 brasileiros procurados pela Justiça Brasileira que estão na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), nove são paranaenses.

Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Difusão Vermelha da IINTERPOL é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.

A lista incluía, por exemplo, o nome do empresário Paulo Cupertino, preso em São Paulo na segunda-feira (16), quase três anos após matar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem. Outro criminoso de repercussão nacional que integrou a lista foi o traficante Cabeça Branca - considerado o homem mais procurado pela Polícia Federal por anos.

Apesar de divulgar os motivos pelos quais os foragidos são procurados, a Difusão Vermelha não detalha onde os crimes foram cometidos, quando ou contra quem.

A INTERPOL também não divulga quando os nomes passaram a integrar a lista. De acordo com o site da organização, os dados da plataforma são atualizados a cada hora.

Até quarta-feira (18), a Difusão Vermelha divulgava publicamente o nome de nove paranaenses na lista: oito homens e uma mulher. Todos são procurados pela Justiça Brasileira, entre eles está o procopense Júlio Roberto Marafon (foto), de 61 anos, procurado pelo crime de homicídio qualificado.

Segundo o MP-PR, para um brasileiro ser incluído na Red Notice, como a lista é chamada internacionalmente, um pedido deve ser apresentado ao Poder Judiciário pela Promotoria de Justiça.

Se a solicitação for aceita, o pedido é encaminhado à Polícia Federal, que faz a solicitação de inclusão à INTERPOL.

De acordo com a INTERPOL, pessoas que possuem informações sobre as pessoas procuradas devem entrar em contato com as autoridades policiais locais, ou seja, Polícia Civil ou Polícia Militar.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do G1 Paraná
CN INSTITUCIONAL