Dos 79 brasileiros procurados pela Justiça Brasileira que estão na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), nove são paranaenses.
Segundo o Ministério Público do Paraná (MP-PR), a Difusão Vermelha da IINTERPOL é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas pela Justiça para fins de extradição.
A lista incluía, por exemplo, o nome do empresário Paulo Cupertino, preso em São Paulo na segunda-feira (16), quase três anos após matar o ator Rafael Miguel e os pais do jovem. Outro criminoso de repercussão nacional que integrou a lista foi o traficante Cabeça Branca - considerado o homem mais procurado pela Polícia Federal por anos.
Apesar de divulgar os motivos pelos quais os foragidos são procurados, a Difusão Vermelha não detalha onde os crimes foram cometidos, quando ou contra quem.
A INTERPOL também não divulga quando os nomes passaram a integrar a lista. De acordo com o site da organização, os dados da plataforma são atualizados a cada hora.
Até quarta-feira (18), a Difusão Vermelha divulgava publicamente o nome de nove paranaenses na lista: oito homens e uma mulher. Todos são procurados pela Justiça Brasileira, entre eles está o procopense Júlio Roberto Marafon (foto), de 61 anos, procurado pelo crime de homicídio qualificado.
Segundo o MP-PR, para um brasileiro ser incluído na Red Notice, como a lista é chamada internacionalmente, um pedido deve ser apresentado ao Poder Judiciário pela Promotoria de Justiça.
Se a solicitação for aceita, o pedido é encaminhado à Polícia Federal, que faz a solicitação de inclusão à INTERPOL.
De acordo com a INTERPOL, pessoas que possuem informações sobre as pessoas procuradas devem entrar em contato com as autoridades policiais locais, ou seja, Polícia Civil ou Polícia Militar.
Mulher com crianças em carro morre em tiroteio em rodovia no Paraná
19/06/2026 às 16:45:00
Polícia Civil intercepta drogas e armas avaliadas em R$ 22 milhões no Paraná
19/06/2026 às 16:42:18
Homem furta dinheiro de caixa de doações do Santuário São Miguel Arcanjo
19/06/2026 às 16:40:01
Grande onda de frio, deve ter temperatura abaixo de 0ºC no Paraná
18/06/2026 às 18:37:00
PCPR prende no ES, foragido listado entre os mais procurados do Brasil
18/06/2026 às 18:27:56
Três pessoas são presas com mais de um Kg de cocaína
18/06/2026 às 18:23:36