Notícias

Vereadora cita desrespeito após ser eleita para 'embelezar' mesa da Câmara


Brasil Net

A vereadora diz que foi eleita contra a sua própria vontade para segunda vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Canguçu (RS)

Foto: Divulgação
A vereadora Iasmin Roloff (PT)

A vereadora de Canguçu (RS) Iasmin Roloff (PT) diz que foi eleita contra a sua própria vontade para ocupar o posto de segunda vice-presidente da mesa diretora da Câmara Municipal no próximo ano legislativo. Ao menos três legisladores usaram como justificativa "embelezar a mesa", causando reações da única mulher parlamentar e de outros colegas da cidade gaúcha.

“Naquele momento me senti desrespeitada enquanto mulher, pois não foi um desrespeito apenas comigo, foi com o público feminino. No momento que se vota numa mulher apenas pela sua aparência, torna invisível toda sua trajetória e capacidade de construção e inteligência”, disse Iasmin Roloff.

O fato aconteceu no dia 22 de dezembro, última sessão do ano no legislativo local. Depois de transcorridas quase quatro horas de sessão, os parlamentares iniciaram as votações para a mesa diretora. O município tem 15 vereadores —oito da base governista, seis da oposição e a vereadora Roloff, que se declara independente. Ela colocou o seu nome na disputa e foi escolhida como candidata pela oposição.

Questionada pelo sobre se aceitará o cargo de segunda vice-presidente ou se entrará com alguma ação contra os colegas da Câmara, ela respondeu que analisará "qual a melhor forma de proceder".

Eleita vereadora em 2020, aos 22 anos, com 928 votos, Roloff é a parlamentar mais jovem na cidade de Canguçu, com população estimada de 56 mil habitantes, sendo 44 mil aptos a votar.

Agricultora, venceu a primeira disputa ao Legislativo municipal com uma campanha baseada na agricultura familiar, além da representatividade feminina e dos jovens.

Ela considera um desafio ser vereadora em uma cidade de menor porte. "É um grande desafio, pois nem sempre sou compreendida, tenho ideias diferentes, novas formas de pensar a política, e isso acaba por incomodar os acomodados", reiterou.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal UOL
CN INSTITUCIONAL