O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu a etapa de inspeção dos códigos-fonte das urnas eletrônicas para a eleição de 2022. Essa fase vai durar duas semanas e faz parte dos preparativos para o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, que vai ocorrer em novembro.
Ao todo, 39 especialistas, também chamados de investigadores, se inscreveram para atuar na inspeção dos códigos-fonte. Entre as atividades que eles vão desempenhar está a elaboração de um plano de ataque às urnas eletrônicas.
Esse teste de ofensiva deve ser enviado ao TSE até próximo dia 25. Em novembro, os mesmos investigadores retornarão à Justiça Eleitoral para executar o plano e tentar encontrar nas urnas alguma vulnerabilidade a ser corrigida.
De acordo com José de Melo Cruz, coordenador de sistemas eleitorais do TSE, essa etapa servirá para mostrar os pontos de melhoria e aperfeiçoamento.
Ele também reforça a segurança das urnas e nega que o sistema eletrônico permita alguma alteração no resultado eleitoral.
Para ele, se alguma fraude acontecesse, seria facilmente descoberta.
O TSE afirma que os testes garantem à sociedade a legitimidade das urnas e a eficiência do sistema eleitoral brasileiro.
Cocaína de R$ 100 milhões é apreendida em pacotes da Gaviões da Fiel
08/04/2026 às 17:38:18
Juiz declara improcedente denúncia contra ex vice-prefeita de C. Procópio
07/04/2026 às 15:42:00
Deputado Romanelli emite nota de repúdio contra o ex-prefeito de C. Procópio
07/04/2026 às 15:39:00
NASA divulga primeiras fotos após Artemis 2 sobrevoar a Lua
07/04/2026 às 15:36:07
Neta e namorado confessam assassinato em Santo Antônio da Platina
07/04/2026 às 15:33:33
"Uma civilização inteira morrerá esta noite", diz Trump sobre Irã
07/04/2026 às 15:31:08