Notícias

Secretário de Saúde do Paraná confirma caso de variante indiana e pede feriado sem aglomeração


Brasil Net

A paciente infectada é uma mulher de 71 anos, residente de Apucarana

Foto: Reprodução
Ainda está sob análise outro possível caso da variante indiana no Paraná

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, confirmou em pronunciamento o primeiro caso da variante indiana da Covid-19 no Paraná.

A paciente infectada é uma mulher de 71 anos, residente de Apucarana, na região norte do Paraná. O secretário apontou que a idosa chegou a ser internada, mas recebeu alta hospitalar após alguns dias.

“Nesse momento a vigilância em saúde do Estado e do Município vão fazer todas as buscas e vamos dar um olhar diferenciado sobre as amostras do mesmo período que foram positivas em Apucarana, além de mandar a amostra para o sequenciamento genômico da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz)”, explicou Beto Preto.

A mulher contaminada com a variante indiana mora com o marido (74) e o filho (58), sendo que ambos testaram positivo para a Covid-19 e o mais novo morreu em decorrência da doença no dia 17 de maio.

Ainda está sob análise outro possível caso da variante indiana no Paraná, em um paciente de 38 anos, que testou positivo na região oeste do estado.

O secretário de estado da Saúde ainda utilizou o pronunciamento para pedir à população que não realizem aglomerações durante o feriado de Corpus Christi.

“Muitas pessoas pretendem viajar e se deslocar e eu quero mais uma vez chamar a atenção para esse deslocamento nesse momento. Mesmo aquelas reuniões familiares, que são conhecidas como ‘aglomerações do bem’, nesse momento se traduzem muitas vezes em situações de tragédia familiar depois”, apontou Beto Preto.

O secretário também confirmou que novas doses de imunizantes contra a Covid-19 serão encaminhadas para todos os municípios do Paraná entre sexta-feira (4) e sábado (5).

“Então você pense duas vezes, tenha calma, paciência e tolerância nesse momento muito difícil que nós estamos passando, com os leitos hospitalares praticamente lotados com pacientes positivados para a Covid-19. Então mais uma vez viemos aqui pedir o distanciamento, uso de máscaras e todos os cuidados necessários”, finalizou o secretário.

Somente nas últimas 24 horas, foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde novos 4.288 casos e 161 mortes em decorrência da Covid-19 no Paraná. Desde março de 2020, 26.641 pessoas morreram no estado pela doença.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Paraná Portal
CN INSTITUCIONAL