Notícias

Moradores de Nova Fátima com coronavírus serão obrigados a cumprirem medidas de isolamento


Brasil Net

A justiça determinou que um casal e uma mulher com a doença que circulavam pela cidade fiquem isoladas

Foto: Ilustrativa
Foi imposta multa de R$ 20 mil para cada ato de descumprimento da quarentena

Na cidade vizinha de Nova Fátima (33 Km de Cornélio Procópio), atendendo ação do Ministério Público do Paraná, a Justiça determinou, por meio de liminar, que três pessoas contaminadas com a Covid-19 e que não vinham cumprindo as medidas sanitárias indicadas para contenção do vírus sejam obrigadas a adotar o devido isolamento social. Mesmo tendo ciência do diagnóstico da doença, todos seguiam circulando pela cidade. Foi imposta multa de R$ 20 mil para cada ato de descumprimento da quarentena.

Na ação, ajuizada pelo MPPR por meio da Promotoria de Justiça de Nova Fátima, é relatado que os citados residem no mesmo lugar. O casal testou e positivou para o coronavírus e a mulher, que apresenta todos os sintomas da doença, recusou-se a fazer o exame.

Mesmo alertados pelas autoridades sanitárias municipais sobre a necessidade de se manterem em casa por alguns dias, de modo a evitar a proliferação do vírus, os três seguiram com suas atividades normalmente.

Como aponta o Ministério Público na ação, “além de demonstrar o desrespeito para com as determinações do Poder Público e o seu desapreço em relação à saúde da coletividade, ostentam potencial de influenciar os demais munícipes a se insurgirem contra as medidas sanitárias preventivas.”

O Juízo da Comarca acatou os argumentos do MPPR e deferiu o pedido de liminar para que os requeridos sejam obrigados a cumprir a quarentena indicada pelo serviço municipal de saúde. Como destaca o Juízo na decisão, “é necessário aplicar este procedimento para fins de prevenção ao coronavírus, reduzindo os riscos epidemiológicos de transmissão do vírus e preservando a saúde da coletividade, evitando contaminações de grande escala que possam sobrecarregar ainda mais o sistema público de saúde.”

Além da proibição de circularem e da imposição de multa para cada ato de descumprimento, a liminar aponta que os três ainda podem sofrer “outras medidas coercitivas, inclusive de ordem criminal.”

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do MPPR
CN INSTITUCIONAL