Notícias

Saúde começa a distribuir vacinas contra Covid-19 para trabalhadores da educação no Paraná


Brasil Net

A 18ª Regional de Saúde com sede em Cornélio Procópio receberá 795 doses

Foto: © Geraldo Bubniak/AEN
A indicação é que os municípios vacinem os trabalhadores da educação por idade

Paralelamente à volta às aulas presenciais em cerca de 200 colégios da rede pública na segunda-feira (10), a imunização dos trabalhadores da educação no Paraná também se inicia nesta semana. O primeiro lote destinado ao grupo prioritário será distribuído às 22 Regionais de Saúde do Estado na terça-feira (11).

As 32.760 doses estão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR) desde o dia 3 de maio. São vacinas Covishield, fabricadas pela parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz. O quantitativo integra a 16ª remessa de imunizantes recebidos pelo Paraná através do Ministério da Saúde. Houve atualização na divisão em relação ao que foi divulgado na semana passada.

A indicação é que os municípios vacinem os trabalhadores da educação por idade, iniciando pela faixa entre 55 e 59 anos. Nesse primeiro momento, apenas os da Educação Básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) serão atendidos, dentro da estratégia casada com o retorno das aulas. A recomendação é que seja apresentado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino.

As doses representam quase 20% do grupo de trabalhadores da educação previsto pelo Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 169.057 pessoas. Neste número, estão contabilizados profissionais da rede pública estadual e municipal, da rede privada e da assistência social. Há, ainda, outros 54.110 do Ensino Superior, também no grupo prioritário, mas que serão atendidos num segundo momento.

Além deste percentual, cerca de 8 mil trabalhadores do ensino (3,5% do total de 223.167) já foram imunizados por terem idade acima de 60 anos, grupo prioritário já contemplado pela vacinação no Paraná.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Agência Estadual de Notícias
CN INSTITUCIONAL