Notícias

Vereadores aprovam projeto que coloca líderes religiosos como prioridade para vacinação contra Covid


Brasil Net

A iniciativa veio vereador pastor Castilhos, que garantiu não estar legislando em causa própria

Foto: Divulgação
Reunião na Câmara Municipal da cidade de Araucária, na região metropolitana de Curitiba

A Câmara Municipal da cidade de Araucária, região metropolitana de Curitiba, aprovou por unanimidade o projeto do vereador Eduardo Castilhos (PL), que coloca líderes religiosos como parte do grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. Em entrevista, Castilhos, que é pastor, garantiu não estar legislando em causa própria.

 “O objetivo principal é defender as pessoas que tem contato com o líder religioso, porque ele é procurado até mesmo por pessoas enfermas e vai até hospitais. A ideia é evitar que o líder religioso seja um vetor de transmissão, não é nem proteger a vida dele”, afirmou o vereador pastor Castilhos, que disse ainda que a ideia de líderes religiosos como parte do grupo prioritário é antiga e veio antes da Covid-19. “Só foi pra votação porque agora assumi como vereador. Vale para todas as doenças virais, não só Covid”, completou.

Aprovado na manhã de terça-feira, o projeto é alvo de criticas na rede social Facebook, por internautas que afirmam que outras categorias deveriam estar à frente na ordem de prioridade. Questionado pela Banda B se estaria legislando em causa própria, o pastor Castilhos disse que não.

“Como já disse, o objetivo principal não é defender a vida do pastor, mas que ele não seja um vetor de transmissor. Isso vale para todos os líderes religiosos, não só o pastor”, garantiu.

Aprovado, o projeto seguirá para sanção do prefeito Hissan. Além de toda a polêmica, especialistas apontam para uma possível inconstitucionalidade do projeto, já que a decisão da prioridade na vacinação se dá pelo Governo Federal, por meio do plano Nacional de Imunização, e não na esfera municipal.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL