Notícias

Incêndio em área de mata urbana deixa Cornélio Procópio em meio à densa fumaça


Brasil Net

O incêndio ambiental começou em uma região de mata nos arredores do Conjunto Habitacional Benedito Catarino

Foto: Reprodução
A densa fumaça tomou toda a cidade

Na tarde de sexta-feira (16), um grande incêndio ambiental, causado provavelmente de forma criminosa, em uma mata nos arredores do Conjunto Habitacional Benedito Catarino, em Cornélio Procópio, causou transtorno para os moradores de toda a cidade e grande preocupação em relação a problemas respiratórios de crianças e idosos, principalmente nos bairros próximos.

Com o clima seco e ação do vento, a fumaça logo se espalhou para os bairros vizinhos e em seguida tomou toda a cidade, deixando a parte central encoberta por uma densa nuvem.

A fumaça chegou até bairros em regiões opostos da cidade, como o Jardim Panorama e cidades vizinhas, como Sertaneja, que fica a cerca de 30 quilômetros de Cornélio Procópio.

A Polícia Civil investiga o caso e pede ajuda da população através de denúncias.

Cabe salientar que atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa que pode chegar a R$ 9.658. Até mesmo pessoas que colocam fogo para "limpar lixo" podem ser punidas.

A Lei de Crimes Ambientais, de número 9.605, prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.

Os riscos das queimadas urbanas são imprevisíveis, já que o fogo pode fugir do controle do autor e atingir casas e prédios, além de atrapalhar o trânsito e ocasionar graves acidentes.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias
CN INSTITUCIONAL