Notícias

Em 15 meses, só cinco jogos de futebol deram mais Ibope que BBB21 na TV aberta


Brasil Net

O BBB21 consegue obter resultados que o futebol consegue raras vezes desde o início de 2020

Foto: Divulgação/Globo
O reality show comandado por Tiago Leifert

Levantamento de audiência realizado pela coluna mostra como a tese que o futebol brasileiro está perdendo, aos poucos, um público importante para outras formas de entretenimento, é mais real do que se pensa. Atual fenômeno da TV brasileira, o "Big Brother Brasil 21" conseguiu, em São Paulo, ter mais audiência que quase todos os jogos transmitidos em TV aberta na capital paulista desde janeiro de 2020.

Apenas cinco partidas, em um universo de 115 partidas exibidas por Globo, SBT e Band, superam a marca obtida pelo reality show comandado por Tiago Leifert, que acumula média de 29 pontos no Ibope da Grande São Paulo - conseguindo 5,9 milhões de indivíduos em média.

O índice levantado pela coluna inclui o episódio de quarta-feira do programa de confinamento da Globo, que normalmente é exibido após a 0h quando o futebol é atração neste dia. Sem contar as quartas, a média do "BBB21" continua a mesma. O que impressiona é que os jogos que marcaram mais Ibope que o "BBB21" tem características parecidas: ou são clássicos ou partidas decisivas.

Em todo o ano de 2020, foram quatro partidas que superaram o "BBB21". Todas elas foram exibidas pela Globo. Ou seja, nem o SBT, com a Libertadores 2020, conseguiu superar o índice do reality show. Na média, o jogo mais visto no canal de Silvio Santos foi à final no dia 30 de janeiro de 2021, entre Palmeiras x Santos, que marcou 25 pontos de audiência na capital paulista.

Entre os jogos que ultrapassaram a marca do "BBB21", estão a eliminação do Corinthians contra o Guaraní (PAR) da Libertadores em 12 de fevereiro de 2020, que alcançou 31 pontos de Ibope. A Globo ainda tinha os direitos de transmissão da competição, mas abriu mão do contrato em junho do mesmo ano por causa da crise causada pela pandemia do Covid-19.

As outras três transmissões foram clássicos entre Palmeiras e Corinthians pelo Campeonato Paulista. O jogo que marcou a retomada do futebol paulista na TV em 22 de julho de 2020 marcou 30 pontos. Os outros dois foram às finais do Estadual de São Paulo, jogadas em 5 e 8 de agosto do ano passado. O jogo de ida e o de volta marcaram 35 pontos cada.

Em todas as transmissões realizadas no Campeonato Brasileiro, apenas um jogo registrou o mesmo índice que o "BBB21" está alcançando: o decisivo São Paulo x Flamengo, pela 38ª rodada pelo Brasileirão, em 25 de fevereiro de 2021. Foram exatos 29 pontos, o mesmo número que o reality show consegue com muita facilidade diariamente.

Também vale pontuar que o jogo com maior audiência neste período foram os clássicos entre Palmeiras e Corinthians na final do Paulista (35 pontos), que é abaixo do máximo que o "BBB21" conseguiu neste ano: 38 pontos de média em 23 de fevereiro de 2020, com a eliminação da cantora Karol Conká.

O fato assusta porque estudos recentes de estudiosos do mercado publicitário sempre afirmam que o futebol brasileiro está perdendo público por causa de sua bagunça e problemas de organização para outros meios. Hoje, a maior dificuldade é prender a audiência do público jovem em um jogo durante 90 minutos. Pelo menos nos últimos 15 meses, a tendência está se confirmando.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal UOL
CN INSTITUCIONAL