Notícias

Paraná é o segundo estado com mais incêndios por sobrecarga e curto-circuito


Brasil Net

O Paraná registrou 21 mortes ocasionadas por choques elétricos, ficando em 16º lugar na contabilização geral

Foto: Valquir Aureliano
A faixa etária com maior número de sinistros no estado foi entre 21 e 30 anos

O Brasil registrou queda de 10% no número de acidentes de origem elétrica, segundo o novo anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), que leva em conta o ano de 2020. Foram 1.502 acidentes no ano passado, 160 a menos que em 2019 (que bateu o recorde dos últimos anos), o qual apresentou 1.662 no total.

O cenário foi puxado pela redução de 12% na quantidade de incêndios gerados por sobrecarga e curtos-circuitos, que resultou, também, em menos 70% de mortes por este motivo. Em 2020 foram 583 acidentes, sendo 26 fatais e, em 2019, foram registrados 656 casos, com 74 mortes. Os estados que mais registraram acidentes do tipo foram: São Paulo (93), Paraná (63) e Rio Grande do Sul (49). Quase 50% das vítimas fatais foram crianças entre 0 e 5 anos.

O relatório da Associação registrou diminuição também no número de mortes por choques elétricos, porém, mais acentuada. Foram 691 mortes, em 2020, contra 697, em 2019. O estado com mais mortes foi novamente a Bahia, com 79 ocorrências, seguido por São Paulo, com 52, e Rio Grande do Sul, com 50.

De um modo geral, 8% dos acidentes aconteceram no comércio, 4% nas indústrias e 3% na construção civil. Porém, a maior porcentagem, 30%, ocorreu em residências, muito por conta de fios partidos ou sem isolamento, com eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Estudantes ficaram entre as maiores vítimas de choques, com 91 ocorrências, seguidos de agricultores, com 80, e pedreiros, com 58 casos.

Acidentes com carregadores de celular aparecem cada vez mais no anuário da ABRACOPEL. Em 2020, foram 22 acidentes por choque elétrico relacionado ao uso do aparelho, com 18 mortes, sendo Pernambuco o estado com maior ocorrência de acidentes fatais, com quatro mortes, seguido do Pará, com três casos. Também 17 incêndios foram causados por sobrecarga do carregador sem nenhum óbito registrado.

O Paraná registrou 21 mortes ocasionadas por choques elétricos, ficando em 16º lugar na contabilização geral. A faixa etária com maior número de sinistros no estado foi entre 21 e 30 anos.

Em relação a acidentes envolvendo carregadores de celular, o Paraná não apresentou nenhuma ocorrência de choque elétrico, enquanto aconteceram duas ocorrências de incêndios por carregador de celular, uma em Paranavaí e outra em Umuarama, ambas sem vítimas fatais.

O estado ficou em 2º lugar no ranking de incêndios, com 63 ocorrências e o registro de uma morte.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL