Notícias

Islândia é o primeiro país europeu a controlar o coronavírus


Brasil Net

Isolar os pacientes em um hotel foi uma medida essencial para a Islândia se tornar o primeiro país europeu a controlar o coronavírus

Foto: Divulgação
O país e autorizou a reabertura de parte do comércio.

Momentos que nos deixam mais esperançosos com o fim da pandemia. O governo da Islândia comemorou o controle dos casos de coronavírus no país e autorizou a reabertura de parte do comércio.

A Islândia sempre foi um exemplo. Durante a pandemia, registrou apenas 29 mortes. Hoje há somente 1 paciente internado com Covid-19 e sem agravamento no quadro de saúde.

Como eles conseguiram? Com planejamento, apoio da população e uma ação rápida contra a doença. Uma equipe foi organizada para atuar em casos de coronavírus antes mesmo do primeiro contágio ser identificado no país.

Toda a população foi testada e os casos positivos eram isolados em um hotel da cidade. Após a reabertura do aeroporto, os visitantes que desembarcavam no país também eram colocados em quarentena e testados.

Thorolfur Gudnason, epidemiologista-chefe da Islândia, conta que a abertura dada aos cientistas também foi essencial para o controle. “Vinha me preparando para esta pandemia havia 15 anos”, diz Thorolfur.

A cada passo, a Islândia foi guiada pela ciência, encabeçada por Thorolfur e sua equipe. Os políticos sequer participavam dos boletins diários relacionados à pandemia.

Em Reykjavik, capital do país, está à sede de uma das principais empresas de genética do mundo, a deCODE Genetics. A empresa cedeu os laboratórios de última geração para fazer o acompanhamento dos casos de Covid-19.

Kari Stefansson, presidente da organização, diz que a participação da empresa é essencial neste momento e, por isso, fez questão de ceder os laboratórios.

Desde então, a equipe sequenciou todos os casos positivos de Covid, para entender como o vírus estava espalhando e mutando. Como o vírus sofre mutação a cada quatro transmissões, em 25% dos casos eles conseguem identificar qual paciente infectou quem.

Agora o país quer manter o controle da doença até o final da pandemia em outros países.

Como a Islândia recebe turistas frequentemente, ainda não dá para abrir todos os bares e restaurantes porque atrapalharia o controle de festas e contaminações.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Revista Época
CN INSTITUCIONAL