Notícias

Avião com primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chega ao Paraná


Brasil Net

Segundo o Ministério da Saúde, estado receberá 265 mil doses na primeira remessa de vacinas da Coronavac

Foto: DivulgaçãoJorge Melo/RPC
O material começará a ser distribuído aos 21 municípios da regional a partir de segunda ou terça-feira

O avião com primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus chegou ao Paraná por volta das 19h de segunda-feira (18). Outras duas aeronaves com o imunizante devem chegar ao estado entre esta noite e a madrugada de terça (19), segundo o governo.

A carga saiu do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), com destino ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Do aeroporto, o imunizante será levado para o Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR), onde será catalogado e fracionado, para ser enviado a todas as regionais de saúde do estado.

De acordo com a programação do Ministério da Saúde, o Paraná vai receber 265 mil doses na primeira remessa de vacinas enviadas aos estados.

Conforme o governo, a primeira dose deve ser aplicada na noite desta segunda-feira em um evento simbólico no Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

Durante a manhã, após um encontro de governadores com o ministro da Saúde Eduardo Pazuello, Ratinho escreveu em uma rede social que declarava aberta a campanha de vacinação no Paraná.

"Declaro aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Estado do Paraná. A partir de hoje, escreveremos um novo futuro", escreveu o governador Ratinho Junior em uma rede social.

De acordo com Ratinho Junior, mesmo com o início da vacinação, as medidas de segurança em saúde devem ser mantidas.

"Não nos iludamos, pois a pandemia ainda não acabou. Devemos seguir com as medidas preventivas que nos trouxeram até aqui. A luta não acabou, porém, de agora em diante, unidos, temos uma arma importante, a vacina, contra o mesmo inimigo, o vírus", afirmou.

De acordo com o governo estadual, as demais doses serão distribuídas aos municípios pelos próximos dois dias.

Para Cornélio Procópio, o governo reservou 3.600 doses nesta primeira fase.

O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantem a imunização e comecem a vacinar a partir das 17h de segunda-feira.

 

Na primeira fase da vacinação, o Ministério da Saúde prevê que sejam vacinadas no Paraná:

102.959 trabalhadores de saúde, 12.224 pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, 10.816 indígenas e 482 pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1 Paraná
CN INSTITUCIONAL