Notícias

Bolsonaro inaugura Pequena Central Hidrelétrica no Paraná


Brasil Net

A unidade foi construída no Rio Santana, no sudoeste do Paraná, e tem seis mil quilowatts de potência instalada, que é capaz de atender 12,5 mil residências

Foto: Patrícia Iunovich
Bolsonaro participou de inauguração da PCH, na sexta-feira (6), em Renascença

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) visitou Renascença, no sudoeste do Paraná, para inaugurar a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedim, nesta sexta-feira (6).

A unidade tem seis mil quilowatts de potência instalada e a produção é capaz de atender cerca de 12,5 mil residências, conforme assessoria da PCH Bedim.

Bolsonaro chegou de helicóptero, que pousou na PCH, com a comitiva presidencial por volta das 15h. A comitiva contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o secretário do Ministério de Minas e Energia, Hélvio Neves Guerra.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, recepcionaram e acompanharam a comitiva.

Durante a inauguração, Bolsonaro discursou sobre as melhorias no estado e apoio de Itaipu Binacional para as obras de infraestrutura. Além disso, destacou que o Brasil é o pais que mais preserva o meio ambiente.

O presidente disse ainda que as acusações sobre desmatamento e incêndios no Brasil são falsas.

Essa é a primeira PCH de uma série de centrais. Ela faz parte de um pacote de construções assinado pelo governo do estado.

Segundo a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (AbraPCH), essas centrais são obras menores, que geram muitos empregos nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Paraná tem um potencial hidráulico grande e essas centrais energéticas ajudam a captar energia sem grandes linhas, conforme a associação.

Durante a visita, o presidente ouviu explicações sobre o funcionamento da central na casa de máquinas. Ele, a comitiva e os demais que o acompanhavam na exposição estavam sem máscara de proteção contra a Covid-19 -- o uso do item é obrigatório no Paraná.

Uma das ações do presidente foi a soltura de peixes no lago e o plantio de uma araucária. A iniciativa simbólica reforça a ideia de preservação do espaço onde a PCH foi instalada.

O ministro de Infraestrutura anunciou, durante a solenidade, parcerias com o governo do estado sobre duplicações de dois mil quilômetros de rodovias e concessões de quatro aeroportos do Paraná.

Outro anuncio foi sobre a pavimentação de mais de 40 quilômetros da Estrada Boiadeira, que ligará o Paraná à rota bioceânica, com mais de R$ 220 milhões de investimentos da Itaipu Binacional.

Após o cerimonial, o presidente foi de carro até o campo de futebol da comunidade de Nossa Senhora da Salette, no Rio Elias, para falar com os apoiadores. Por alguns instantes, saiu do carro, abraçou e tirou fotos com moradores, mas não atendeu a imprensa.

Essa foi a quinta visita de Bolsonaro como presidente no Paraná. A última vez ocorreu em agosto, quando o presidente autorizou a obra de duplicação da BR-469.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1 Paraná
CN INSTITUCIONAL