Notícias

Cidade no Norte Pioneiro tem o maior número de candidatos a prefeito da região


Brasil Net

Japira, um dos menores entre os que compõe a AMUNORPI, tem simplesmente sete nomes disputando o cargo

Foto: Divulgação
Japira, cidade vizinha a Ibaiti, Jaboti e Wenceslau Braz

Se existe um eleitorado na região do Norte Pioneiro que não pode reclamar de falta de opções, é o de Japira, cidade vizinha a Ibaiti, Jaboti e Wenceslau Braz. Isso porque o município, que é um dos menores entre os que compõe a Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro), tem simplesmente sete nomes que pediram registro de candidatura ao cargo de prefeito.

O município, que teve disputas polarizadas entre apenas dois grupos nas últimas seis eleições, vive agora um cenário que é exatamente oposto do vivido nos pleitos anteriores. Além disso, Japira tem o maior número de candidatos a prefeito em toda a região da Amunorpi.

Isso significa que os 3,6 mil eleitores aptos a votar nestas eleições terão mais opções de votos do que o eleitorado de Santo Antônio da Platina, por exemplo, que é quase 10 vezes maior e conta com cinco candidatos ao cargo de prefeito.

Os sete candidatos a prefeito de Japira, por ordem alfabética no nome da urna, são: Alan Policial (PSL), Angelo Vigilato (PSB), Erivelto Borges (PTB), Luciane Freitas (MDB), Marcão do Bota (Patriota), Robertinho (PRTB) e Zé Nazaré (PL).

Já a disputa pela câmara de vereadores conta com 67 candidatos, em chapas que compõe a base eleitoral de cada um dos candidatos a prefeito. Assim como em toda a região, o Poder Legislativo de  Japira tem nove vagas.

A última vez que o município teve mais do que dois candidatos a prefeito havia sido em 1992, quando três nomes disputaram a prefeitura de Japira.

Outros municípios da região também apresentam opções variadas aos eleitores, embora em menor quantidade que Japira. São os casos de Jacarezinho e Siqueira Campos, com seis candidatos a prefeito cada. Já Cambará, Ribeirão do Pinhal, Santo Antônio da Platina e Wenceslau Braz têm, cada uma, cinco nomes na disputa pela chefia do Poder Executivo.    

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do Jornal Tribuna do Vale
CN INSTITUCIONAL