Notícias

Saúde afirma que não há nenhuma previsão de data para retorno das aulas presenciais no Paraná


Brasil Net

A previsão inicial de volta às aulas era para o fim ou início de setembro

Foto: Ilustrativa
As aulas só voltam quando houver condições de segurança, informou o secretário de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou, por meio de nota divulgada na segunda-feira (3), que não há nenhuma previsão de data para a retomada das aulas presenciais no Paraná. A decisão sobre quando acontecerá o retorno deve ser tomada de acordo com a evolução da pandemia no estado e “assim que houver condições de segurança para alunos, professores, funcionários e colaboradores”, diz o comunicado.

Em entrevista, o diretor-geral da Secretaria da Educação, Gláucio Dias, havia dito que a previsão inicial de volta às aulas era para o fim ou início de setembro. Haveria também a possibilidade do retorno acontecer, primeiramente, em apenas algumas regiões do Paraná, tendo como critério os números da Covid-19 em cada localidade.

Na última quinta-feira (30), o Comitê de Volta às Aulas apresentou o protocolo de retorno das aulas presenciais no estado. O protocolo trouxe detalhes sobre como vai funcionar o retorno das atividades presenciais quando for autorizado pelas autoridades da Secretaria da Saúde.

Com revezamento entre aulas on-line e presencias, Comitê apresenta plano de retorno às escolas no Paraná

Além das medidas de segurança sanitária e pedagógicas previstas, o protocolo ainda estabelece a participação dos pais em uma consulta sobre o modelo. O protocolo foi elaborado após 33 horas de reuniões com os integrantes do Comitê.

Entre as principais medidas sanitárias previstas pelo protocolo estão a compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos. Além dos insumos, o protocolo também prevê um distanciamento de 1,5m em todos os espaços, incluindo na sala de aula. Será feita também a aferição de temperatura de todos que adentrarem a escola, tendo como limite 37º.

Já os horários de entrada e saída, e intervalo/recreio devem ser redefinidos e intercalados, de modo a evitar a aglomeração de pessoas e a circulação simultânea de grande número de alunos, nas áreas comuns e nos arredores do estabelecimento.

O ensino híbrido será adotado. As aulas remotas permanecem diariamente e as aulas presenciais ocorrerão de forma escalonada. Para isso, os estudantes serão divididos em grupos, que farão revezamento, permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas (on-line).

A retomada de conteúdos também é uma das preocupações do protocolo, com atividades, recuperação e atendimento de estudantes com maior dificuldade.

Quando a data for definida pela Secretaria da Saúde o protocolo prevê um retorno gradual, por faixa etária, na seguinte ordem:

- Estudantes do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental

- Estudantes do Ensino Médio

- Estudantes do Ensino Fundamental I e II

- Estudantes da Educação Infantil.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL