Notícias

Ratinho Junior inclui Cornélio Procópio na lista das cidade com 'quarentena mais restritiva' no Paraná


Brasil Net

Com mais de 1,5 mil novos casos em 24 horas, as novas medida serão aplicadas em sete regiões do Paraná

Foto: CN
Em 24 horas, Paraná teve 36 novas mortes e 1.536 novos casos confirmados de Covid-19

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou, na terça-feira (30), medidas mais restritivas de combate ao coronavírus.

"Não estamos fazendo lockdown. Estamos aplicando uma quarentena mais restritiva em algumas regiões do estado onde a curva do crescimento está fora do controle", disse o governador.

As novas medidas serão aplicadas nas regiões de:

Cornélio Procópio; Cianorte; Toledo; Cascavel; Foz do Iguaçu; Curitiba e Região; Londrina.

Conforme o governador, as novas regras devem ser adotadas pelas regionais de saúde das cidades por 14 dias a partir desta quarta-feira (1º). Quem descumprir as medidas estará sujeito à multa, de acordo com o governo.

O decreto pode ampliar o número de cidades, de acordo com Ratinho, conforme a curva de crescimento do volume de casos.

As determinações envolvem principalmente o setor de comércio e a redução do número de passageiros nos ônibus do transporte coletivo. As principais determinações são:

- Serviços não essenciais serão suspensos

- Reuniões comerciais ou privadas devem ser feitas de maneira virtual

- Procedimentos cirúrgicos eletivos serão suspensos durante o período da quarentena

-Barreira sanitária de controle de acesso de pessoas nas regiões de quarentena

Ratinho disse que a terça-feira (30) foi o pior dia do estado em aumento de número de casos. Segundo ele, nas últimas 24 horas, o Paraná registrou 36 novas mortes e 1.536 novos casos.

O governador, no entanto, não descartou a possibilidade de lockdown. "Essa é a medida mais enérgica que um governador poderia tomar", afirmou. Precisamos muito da consciência de cada um. Não adianta tomar as medidas se a própria população não tomar consciência disso", destacou Ratinho.

Segundo ele, o estado não tem problemas com relação à quantidade de respiradores. Contudo, insumos como, por exemplo, medicamentos para a sedação estão em escassez. Ele também citou a escassez no número de profissionais intensivistas que atuem em UTIs.

Na reunião que teve com deputados e representantes do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Paraná e Tribunal de Contas do Estado, o governo informou que a taxa de transmissão do vírus no estado está em 1,3, ou seja, dez pessoas com Covid-19 transmitem o coronavírus para outras 13 pessoas, em média.

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA) na segunda-feira (29), o Paraná tem 21 mil casos confirmados de Covid-19 e 600 mortes registradas. Com os dados atuais desta terça, o número passou para 636 óbitos e 22.623 casos confirmados em várias cidades do estado.

 

Confira o que pensa o jornalista Bruno Magalhães sobre o assunto:

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1/PR
CN INSTITUCIONAL