Notícias

Deputado paranaense apresenta projeto para acabar com pontos na carteira em multas administrativas


Brasil Net

Isso valeria, por exemplo, para o motorista que for flagrado sem o pagamento de documentos como IPVA e licenciamento

Foto: Divulgação
O deputado federal Luizão Goulart, do Republicanos

O deputado federal do Paraná, Luizão Goulart, do Republicanos, apresentou projeto de lei para acabar com a perda de pontos na carteira em caso de multas administrativas, que não comprometam a segurança no trânsito. Isso valeria, por exemplo, para o motorista que for flagrado sem o pagamento de documentos como IPVA e licenciamento.

Atualmente, além de outras sanções, esse flagrante resulta em uma multa gravíssima, com a perda de sete pontos na carteira. “Temos o relato de muitas pessoas que tiveram as multas por questões administrativas e que depois foi constatado que tiravam pontos da carteira. Não se deve retirar a multa, mas não é justo o desconto de ponto na carteira, porque não compromete em nada a segurança no trânsito”, disse o deputado em entrevista.

Para Luizão, há outros casos em que os pontos são justificáveis. “Foi pego bêbado? Claro que tem que tirar o ponto na carteira, porque coloca as pessoas em riscos. Agora, quando é questão do veículo, um chassi adulterado, que a pessoa pode nem saber, não caberia perda de pontos”, destacou.

O projeto está em tramitação nas comissões do Congresso Federal, mas pode ser aprovado ainda antes. “Eu já tentei incluir ele em uma emenda em um projeto de governo. Então, quando aparece uma Medida Provisória que trata sobre trânsito eu posso incluir; assim, ela ser aceita e aprovada em breve”, concluiu o deputado.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Banda B
CN INSTITUCIONAL