Notícias

Secretaria de Saúde e NASF promovem 1ª Caminhada Noturna “Outubro Rosa e Novembro Azul” em Cornélio Procópio


Brasil Net

Juntos na mesma causa, o evento reuniu centenas de participantes na Avenida XV de Novembro

Foto: Comunicação/Prefeitura
A caminhada teve percurso de cinco quilômetros, com concentração no coreto do calçadão

A prefeitura de Cornélio Procópio, através da secretaria de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na terça-feira (1), a 1ª Caminhada Noturna Outubro Rosa. A caminhada teve percurso de cinco quilômetros, com concentração no coreto do calçadão, centro da cidade.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Angélica Olchaneski, a caminhada foi organizada em alusão à “Campanha do Outubro Rosa”, com o objetivo de auxiliar na conscientização para cuidados com a saúde da mulher e “Novembro Azul” para os homens.

As campanhas do Outubro Rosa (contra o câncer de mama) e do Novembro Azul (contra o câncer de próstata) estão entre as mais bem-sucedidas, e inspiraram muitas outras.

utubro Rosa é uma iniciativa global em que comunidades ao redor do mundo honram o mês da consciência ao câncer de mama. A ação aconteceu pela primeira vez em 1985, como um esforço da American Academy of Family Physicians, nos Estados Unidos e hoje todos os países promovem ações colaborativas sobre o tema.

Desde que surgiu, agências governamentais, associações médicas e empresas trabalham em conjunto por eventos educacionais e programas de incentivo, com o principal intuito de lembrar as mulheres sobre o valor do diagnóstico precoce e do autoexame na cura do câncer de mama.

Com ênfase na saúde masculina, o movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, intitulada de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Hoje, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Departamento de Comunicação da Prefeitura
CN INSTITUCIONAL