Notícias

Mais de 500 moradores em MG são retirados às pressas por risco em barragem


Brasil Net

A Prefeitura de Barão de Cocais informa que uma sirene foi soada e que o procedimento está sendo realizado por precaução

Foto: Google Maps
Barragem da Mina de Gongo Seco, da Vale

Cerca de 500 moradores do município de Barão de Cocais, a 80 km de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na manhã da sexta-feira, 8, depois que soou uma sirene que monitora a barragem da Vale.

A informação é da Prefeitura da cidade e surge duas semanas após o rompimento da barragem 1 da mina Córrego do Feijão de Brumadinho, que deixou mais de 150 mortos e cerca de 180 desaparecidos.

O Corpo de Bombeiros afirmou que também foram soadas sirenes na cidade de Itatiaiuçu e moradores do distrito de Pinheiros estão sendo deslocados em razão do risco de rompimento da barragem que pertence à mineradora ArcelorMittal.

 “Diante de observações e monitoramentos realizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), Defesa Civil do Estado e do município, e pela empresa Vale, foi acionado o Nível 2 de risco na barragem Sul Superior da Mina do Gongo Soco. A informação até esse instante é de um desnível na estrutura”, informa a nota Prefeitura no Facebook.

“Por esse motivo, seguindo as recomendações repassadas pelos entes responsáveis e pela mineradora, os moradores da comunidade do Socorro e adjacências estão sendo evacuados neste momento por ônibus da Vale e demais veículos de apoio.”

 

 

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações do G1
CN INSTITUCIONAL