O forte temporal que atingiu diversas cidades do Paraná na tarde e noite de terça-feira (29) provocou alagamentos, quedas de árvores e postes, destelhamentos e danos em imóveis e veículos.
No Vale do Ivaí, os principais registros ocorreram em Apucarana, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Jardim Alegre e Grandes Rios. Na PR-466, entre Jardim Alegre e Lidianópolis, uma árvore caiu sobre um carro, mas ninguém ficou ferido. Outras quedas de árvores também foram registradas em rodovias da região.
Nas áreas urbanas, houve alagamentos em Jandaia do Sul, danos em um semáforo e no telhado de uma residência em Apucarana, além da queda da cobertura de uma loja de móveis em Grandes Rios e de parte da estrutura de um posto de combustíveis em Bom Sucesso.
No Oeste do Estado, os estragos foram ainda maiores. Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu, entre outras cidades, registraram quedas de árvores e postes, alagamentos, destelhamentos, danos estruturais e interrupções no fornecimento de energia.
Em Cascavel, uma casa teve o muro derrubado e sofreu danos severos. Uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também precisou realocar pacientes após a entrada de água.
Em Foz do Iguaçu, moradores ficaram sem energia elétrica e seis pessoas precisaram de abrigo emergencial após o alagamento de uma residência. Em Umuarama, árvores caíram sobre veículos e postes foram danificados.
Segundo a Defesa Civil, o fenômeno foi classificado como tempestade local convectiva, provocada pelo movimento vertical de massas de ar quente e úmido. De acordo com o SIMEPAR, as rajadas de vento chegaram a 82,1 km/h em Santa Helena, 77 km/h em Altônia, 68,9 km/h em Capanema, 56,2 km/h em Foz do Iguaçu e 51,1 km/h em Cascavel.

Incêndio de grandes proporções atinge depósito no Jardim Universitário
01/10/2026 às 14:33:00
Mulher tenta castrar companheiro após suposta traição
01/10/2026 às 14:29:00
Motorista fica ferida após carro capotar na PR-160
01/10/2026 às 14:27:00
Homem perde R$ 4,3 mil em golpe do falso advogado
01/10/2026 às 14:23:19
Chuvas fazem florescer o deserto do Atacama, o mais árido do mundo
30/09/2026 às 12:45:35
Onda de frio avança pelo Brasil após passagem de ciclone
30/09/2026 às 12:43:16