O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na terça-feira (7) que "uma civilização inteira morrerá esta noite, para nunca mais ser ressuscitada", referindo-se ao Irã, à medida que o prazo final para o país fechar um acordo com os EUA e reabrir o Estreito de
O prazo final estabelecido por Trump, para que o Irã feche um acordo e abra o Estreito de Ormuz, ou será fortemente bombardeado e enfrentará o “inferno”, está se esgotando.
O presidente americano definiu as 20h (horário do leste dos EUA), 21h em Brasília, de terça-feira (7), (3h30 da manhã de quarta-feira (8), horário de Teerã), como o prazo final para um acordo.
No entanto, ele já fez ultimatos semelhantes em diversas ocasiões nas últimas semanas, adiando o prazo a cada vez. E a ameaça é altamente controversa, com muitos apontando que atacar infraestrutura civil configura crime de guerra.
O presidente estabeleceu o prazo em uma publicação na rede Truth Social no domingo (5), após divulgar uma mensagem repleta de palavrões, renovando as ameaças de bombardear infraestruturas iranianas importantes caso Teerã não abra o Estreito de Ormuz – um ponto de estrangulamento crucial no comércio global de energia.
Falando novamente na segunda-feira (6), Trump afirmou que os EUA têm um plano segundo o qual todas as pontes e usinas de energia do Irã poderiam ser destruídas até a meia-noite de terça-feira.
"Quero dizer, demolição completa até meia-noite", disse o líder americano.
Ele já havia ameaçado atingir outras infraestruturas iranianas, incluindo poços de petróleo e usinas de dessalinização de água.
Até o momento, Teerã respondeu publicamente com desafio, com um comandante militar classificando as ameaças de Trump como “infundadas” e “delirantes” .

PC desmonta esquema de tráfico que usava loja como fachada em Bandeirantes
13/08/2026 às 17:28:00
Homem é preso por importunação contra vizinha em Jacarezinho
13/08/2026 às 17:26:27
Homem é executado com mais de 70 tiros dentro de carro
13/08/2026 às 17:23:16
Justiça suspende cassação e determina retorno de prefeito ao cargo no Norte Pioneiro
13/08/2026 às 17:02:40
Polícia prende suspeito de invadir residência e fazer família refém na região
13/08/2026 às 17:00:45
Após 12 horas de negociação, homem que mantinha idosos reféns em Londrina morre
12/08/2026 às 17:34:35