A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná iniciou na quinta-feira (26), a distribuição da nova vacina contra a dengue às Regionais de Saúde. A vacina, 100% nacional, produzida pelo Instituto Butantan, reforça as ações de enfrentamento à doença e amplia a proteção dos trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente do atendimento à população.
Ao todo, no momento, o Estado recebeu 31.500 doses.
Nesta etapa, as doses serão destinadas prioritariamente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, conforme diretrizes nacionais de imunização. O público inclui trabalhadores que exercem atividades assistenciais, de prevenção e apoio nas unidades do Sistema Único de Saúde .
A população prevista deste público no Paraná é de 61.486 pessoas, segundo levantamento realizado nos 399 municípios. Com a chegada de apenas 51% das doses necessárias, a aplicação ocorrerá de forma prioritária para os vacinadores que trabalham em salas de vacinas públicas, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Em 2024, o Estado iniciou a vacinação contra a dengue com imunizantes do laboratório Takeda, direcionada inicialmente ao público de 10 a 14 anos, com a aplicação de 277.653 doses.
Com a chegada das novas doses produzidas pelo Instituto Butantan, a vacinação será ampliada para a faixa etária de 15 a 59 anos.
De acordo com a SESA, a chegada dessas doses permite fortalecer a proteção dos profissionais da rede pública e dar continuidade à vacinação de públicos prioritários, conforme a disponibilidade de imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde.
A nova vacina possui dose única e contém vírus atenuados dos sorotipos 1, 2, 3 e 4, e é capaz de produzir uma resposta imune para os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A ampliação da cobertura vacinal faz parte de uma estratégia integrada que inclui vigilância epidemiológica, mobilização da população e ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A Sesa reforça que, mesmo com a vacinação, é fundamental manter as medidas de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito, limpeza de ambientes e atenção aos sintomas da doença.
Profissionais das 22 Regionais já foram capacitados e receberam todas as orientações sobre esta nova etapa da vacinação contra a dengue.

Três suspeitos são presos pela morte de idoso em Bandeirantes
24/08/2026 às 13:22:19
Suspeito furta supermercado 24 horas, mas mercadorias são recuperadas
24/08/2026 às 13:20:00
Mulher de 35 anos é encaminhada à Santa Casa após sofrer agressões
24/08/2026 às 13:17:00
Homem é preso após confusão com ex-companheira em via pública
24/08/2026 às 13:15:00
Motorista é detido com produtos irregulares do Paraguai na PR-160
24/08/2026 às 13:13:00
Cornélio Procópio terá instabilidade no tempo durante a semana
22/08/2026 às 19:33:00