Notícias

Prefeitos do Norte Pioneiro exigem da COPEL melhorias na rede elétrica


ZAAZ - INTERNET

Um grupo esteve com técnicos da companhia discutindo soluções para as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que vêm afetando a região

Foto: Ilustrativa/CN
Representantes de Cornélio Procópio não participaram da reunião

Prefeitos de diversos municípios do Norte Pioneiro estiveram recentemente com representantes da Companhia Paranaense de Energia para discutir uma sobre a soluções para as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que vêm afetando a região.

Embora Cornélio Procópio seja afetada seguidamente por cortes, não ouve a presença de representantes do poder público na reunião para figurar o município

Segundo informações levantadas pelos gestores municipais, a demanda por melhorias se intensificou após diversas quedas de energia registradas nos últimos meses, prejudicando serviços públicos, comércio e residências.

Em janeiro, os prefeitos já haviam visitado a sede da COPEL em Curitiba para apresentar a situação e solicitar informações sobre medidas preventivas e corretivas.

Após o encontro em Curitiba, a empresa estadual realizou estudos técnicos e passou a implementar ações em pontos críticos, como manutenção de redes, substituição de equipamentos e reforço na fiscalização das linhas de transmissão, mas apesar da nota emitida pela COPEL, as quedas de energia continuam acontecendo.

A reunião desta quinta-feira permitiu aos prefeitos apresentar os problemas identificados localmente e acompanhar de perto o andamento das soluções propostas pela Copel.

Durante esta última reunião, foram discutidos os locais mais afetados pelas quedas de energia, a frequência dos episódios e o impacto no funcionamento de serviços essenciais, como hospitais, escolas e indústrias.

A COPEL se justificou apresentando as ações já realizadas e detalhou um cronograma de novas intervenções, incluindo substituição de postes, modernização de transformadores e reforço na rede elétrica em áreas consideradas prioritárias.

Os prefeitos pretendem participar de uma série de novas reuniões  para acompanhar e cobrar soluções junto à COPEL, buscando reduzir a ocorrência de interrupções e melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica em todos os municípios do Norte Pioneiro.

A iniciativa também reforça o diálogo entre gestores públicos e a empresa, contribuindo para planejamento estratégico e prevenção de problemas futuros na região.

 

 

FACCREI 2026


Fonte: Redação CN, com informações da Folha do Portal Folha Extra
CN INSTITUCIONAL