Um tornado de categoria F0, o mais fraco na Escala Fujita, com ventos entre 64 km/h e 116 km/h , foi confirmado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
A classificação foi confirmada por meteorologistas do SIMEPAR no domingo (8), que analisaram imagens de radar e o vídeo do estrago no ocorrido no dia anterior.
Apesar dos danos nenhum oficialmente registrado pela Defesa Civil que não prestou atendimento para vitimas.
Tornados dessa intensidade costumam provocar destelhamentos pontuais, queda de galhos e danos leves a estruturas como placas e outdoors, geralmente com curta duração e sem destruição estrutural severa.
Um vídeo de câmera de segurança mostra o instante em que o telhado de uma casa é arrancado pela força do vento, nas proximidades do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.
Nas imagens, duas pessoas aparecem no terreno, e tentam se esconder perto de veículos, quando uma rajada intensa atinge o imóvel e lança completamente a cobertura ao chão. Toda a ação dura menos de 10 segundos.
Os dados de radar no momento da passagem do fenômeno reforçam a avaliação dos especialistas e convergem para a classificação de tornado categoria F0.
Assista ao vídeo:

Sexta-feira 13: Conheça lendas e mistérios que ainda assombram a região
13/02/2026 às 17:47:36
Quatro pessoas são presas e armas apreendidas em Cornélio Procópio
13/02/2026 às 17:45:02
Vídeo mostra comerciante sendo executado com 18 tiros em Ibiporã
13/02/2026 às 17:41:48
Tempo vira de novo e Norte Pioneiro entra em alerta para temporais
12/02/2026 às 18:07:19
Mães são ameaçadas pelos filhos em duas cidades na região de C. Procópio
12/02/2026 às 18:05:00
VÍDEO: Suspeitos furtam carro de prefeitura e acabam se acidentando no Paraná
12/02/2026 às 18:03:42