Um helicóptero da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi alvo de disparos durante uma operação em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na quinta-feira (20).
Ao desviar dos tiros, a aeronave esbarrou em fios da rede elétrica, causando duas explosões, mas conseguiu pousar em segurança.
O helicóptero, do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais, estava prestando apoio a uma operação em solo no bairro Jardim Balneário Ana Clara, em Campos Elíseos, Duque de Caxias.
A aeronave voava em baixa altitude para ajudar na localização de criminosos escondidos em uma área de mata quando foi alvo de disparos.
Durante a manobra para desviar dos tiros, o helicóptero tocou em fios da rede elétrica, causando duas explosões. O piloto conseguiu controlar a situação e pousou em um local seguro para verificar possíveis danos à aeronave, informou a Polícia Civil.
A equipe a bordo revidou os disparos e houve troca de tiros com os criminosos. Apesar da gravidade da situação, a aeronave não foi atingida por balas e ninguém ficou ferido.
Após a checagem de possíveis avarias, o helicóptero decolou novamente e seguiu com a missão normalmente.
A Polícia Civil disse que missões com helicópteros em áreas de conflito exigem precaução extra, já que a proximidade com o solo aumenta a vulnerabilidade da aeronave.
Operações aéreas desse tipo são consideradas de alto risco devido à baixa altitude em que as aeronaves precisam operar, o que por si só representa um desafio significativo, além dos riscos inerentes a possíveis confrontos com criminosos armados, existência de rede de alta tensão e outros obstáculos Polícia Civil em nota.
Assista: