Fraudes praticadas no âmbito do programa Farmácia Popular foram alvo da Operação Overprice deflagrada pela Polícia Federal, na terça-feira (18). As investigações indicam que duas farmácias no Paraná estariam recebendo recursos do programa por meio da venda simulada de medicamentos.
Uma pessoa foi presa em posse de blocos de receituários falsos e diversos carimbos de médicos no interior de um dos estabelecimentos investigados.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Francisco Alves, no noroeste do Paraná, com a intenção de obter novos elementos de prova e promover a desarticulação financeira dos envolvidos no esquema.
As apurações indicam que as farmácias investigadas realizavam vendas simuladas e inseriam dados falsos no sistema do Farmácia Popular, resultando no recebimento de grandes valores financeiros, desproporcionais ao porte dos estabelecimentos e da cidade.
As fraudes investigadas podem ter causado um prejuízo superior a R$ 800 mil aos cofres públicos.
Os suspeitos envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, peculato digital, estelionato contra a União, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica e uso de documento falso.