Notícias

Forte chuva causa estragos em Cornélio Procópio


FACCREI - 2025

Estragos foram registrados em casas invadidas pela água, ruas escolas e outros estabelecimentos

Foto: Reprodução/Repórter Daniani Souza
A chuva danificou a área de lazer do Lago São Luiz, recentemente inaugurado

A forte chuva que caiu em Cornélio procópio na noite do último sábado (1), calculada em 115 milímetros em menos de uma hora, deixou um rastro de destruição na cidade. Casas em vários bairros da cidade, ruas, escolas e até edificações particulares foram invadidas pela água.
Até a área ao redor do Lago São Luiz, recentemente inaugurado em dezembro, ficou danificada. A água vinda da parte alta do parque invadiu a pista de caminhada danificando o asfalto no entorno e o local precisou ser interditado.
As águas também elevaram o nível do lago, que ficaram turvas e levando todo tipo de entulho para as margens.
Foram registrados alagamentos no Posto de Saúde e casas da Vila São Pedro, além de outras moradias na Vila Santa Terezinha, condomínio do idoso e Bairro São Judas Tadeu.
Um muro na frente do Colégio Castro Alves, sede da escola da PM não resistiu e veio a baixo.
Na Avenida Francisco Morato, próximo ao centro da cidade, a força das águas destruiu muros de prédios particulares, levando entulhos até a entidade Bom Samaritano, que foi invadida.
A água tomou toda a entidade, alagando cozinha, corredores e outros cômodos, chegando a ultrapassar a marca de um metro de altura, mas por sorte não havia ninguém no prédio.
Foram muitos os estragos causados pela chuva, agravados por bueiros lotados de lixo e obras irregulares, segundo moradores dos bairros.
Na manhã de segunda-feira (3), equipes da prefeitura se mobilizaram para levantar os estragos causados, inclusive nas residências atingidas, para iniciar uma grande operação de limpeza na cidade, que deve seguir com uma completa restauração de obras públicas e moradias nos próximos dias.
Cabe salientar que o problema é antigo, em outros anos já ocorrerem casos semelhantes, o que comprova que em algumas regiões da cidade, não há um sistema de prevenção que pelo menos, amenize os estragos nos períodos de fortes chuvas.

 

FACCREI - 2025


Fonte: *Redação CN, com informações da repórter Daniani Souza
CN INSTITUCIONAL