O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, reforça a importância da doação de sangue e enaltece o ato dos doadores, que de forma voluntária e altruísta ajudam a salvar vidas.
Segunda-feira, 25 de novembro, é o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em alusão à data, o HEMEPAR também destaca que neste ano as 23 unidades que formam a hemorrede no Estado coletaram 19.058 bolsas a mais em relação ao mesmo período do ano passado, um aumento de 10%.
Desde o início de janeiro até 22 de novembro foram doadas 211.629 bolsas de sangue. No mesmo período do ano passado foram 192.571 bolsas.
Um dos motivos desse crescimento é a ampliação da quantidade de leitos do Sistema Único de Saúde atendidos pela Hemorrede paranaense, que fornece hemocomponentes para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos, distribuídos em todas as regiões. Eles correspondem a 93% dos leitos SUS do Estado.
Cada bolsa de sangue de 450 ml produz até quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e podem ajudar a salvar até quatro vidas.
É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).