Notícias

Avião de Lula pousa depois de 5 horas voando em círculos no México


MPL - ADVOGADOS ASSOCIADOS

A aeronave apresentou problema após decolagem

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula viajou para o México para a posse da nova líder mexicana

O avião que transportava o presidente Lula (PT) da Cidade do México de volta para Brasília apresentou problemas na tarde de terça-feira (1º), após já ter decolado.
A aeronave precisou retornar para o aeroporto de origem, mas antes ficou sobrevoando a região da capital mexicana por quase cinco horas para queimar combustível e poder chegar ao solo em segurança.
O pouso aconteceu em segurança, às 22h16, no horário de Brasília.
Lula embarcou no avião reserva da Presidência no final da noite de terça. Essa aeronave acompanha normalmente o presidente em suas viagens.
A informação do problema técnico foi divulgada pela Força Aérea Brasileira, em nota assinada pelo comandante Marcelo Kanitz Damasceno.
Segundo o comunicado, foram "realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado".
O texto dizia que os pilotos aguardavam o consumo do combustível necessário "para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília."
Lula estava no México para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. A cerimônia aconteceu horas antes na sede do Poder Legislativo, na Cidade do México.
Lula já reclamou algumas vezes do avião presidencial, o chamado Aerolula, que foi comprado por ele mesmo em seu primeiro mandato, em 2005. Um dos principais pontos de crítica é a falta de autonomia, o que obriga a comitiva a fazer escalas em muitas das viagens ao exterior.

 


Fonte: *Redação CN, com informações da Folha de São Paulo
CN INSTITUCIONAL