A PETROBRAS aprovou em reunião realizada na quinta-feira (6) o retorno das atividades operacionais da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), subsidiária integral da companhia. A fábrica, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.
Os procedimentos necessários à retomada da fábrica serão iniciados imediatamente.
Com a decisão, a companhia autoriza também que a ANSA celebre acordo e efetue a contratação dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A previsão é que a operação seja reiniciada no segundo semestre de 2025.
Diante da revisão das diretrizes estratégicas da companhia aprovadas no ano passado, o investimento na produção de fertilizantes voltou a fazer parte do portfólio da PETROBRAS, conforme plano Estratégico 2024 – 2028.
Situada ao lado da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR), a ANSA possui capacidade de produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do agente redutor líquido automotivo (ARLA 32).
A planta, localizada no Paraná, está hibernada desde 2020.
Tanto os acordos trabalhistas quanto a realização das licitações e contratações ficaram condicionados a uma nova deliberação da Diretoria Executiva, quando os procedimentos estiverem definidos.
A PETROBRAS aprovou a hibernação da fábrica de fertilizantes de sua subsidiária Araucária Nitrogenados em janeiro de 2020, gerando a demissão de 396 empregados.
Segundo a empresa, a unidade vinha apresentando recorrentes prejuízos desde que foi adquirida, em 2013, com perdas de cerca de R$ 250 milhões entre janeiro e setembro de 2019, enquanto previsões para 2020 indicavam que o resultado negativo poderia superar R$ 400 milhões.
Na época, a PETROBRAS explicou que a matéria-prima utilizada na fábrica (resíduo asfáltico) estava mais cara do que seus produtos finais (amônia e ureia). A empresa informou que não conseguiu vender a fábrica e decidiu que a unidade permaneceria hibernada "em condições que garantam total segurança operacional e ambiental, além da integridade dos equipamentos".

Semana será gelada em Cornélio Procópio
20/06/2026 às 21:21:27
Aviso de “alerta extremo” que assustou milhares pode ter sido emitido do PR
20/06/2026 às 21:19:00
Médico é preso acusado de ameaçar servidores em Itaúna do Sul, no Paraná
20/06/2026 às 21:16:53
Ladrão age com violência contra vítimas durante roubo em rua de bairro
20/06/2026 às 21:08:26
Ônibus tomba e deixa 22 feridos em grave acidente na BR-277
20/06/2026 às 21:03:41
Homem perde 60 mil reais ao cair em golpe de falso advogado
20/06/2026 às 21:00:30