Notícias

ANATEL está de prontidão para possível bloqueio da plataforma X no Brasil


Brasil Net

Na manhã de domingo, o dono da plataforma acusou o ministro do STJ, Alexandre de Moraes de trair a constituição brasileira

Foto: Ilustrativa
A ANATEL já acionou as principais operadoras de telefonia para que fiquem de prontidão

Ouça a matéria pelo Youtube:

Tempo de leitura: 1’m – 14”s
Interlocutores do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, contataram a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações, no domingo, buscando informações sobre os procedimentos necessários para retirar do ar o X, antigo Twitter.
O presidente da ANATEL, Carlos Baigorri, já acionou as principais operadoras de telefonia para que fiquem de prontidão caso venha uma ordem judicial nesse sentido, para que a mesma seja cumprida imediatamente.
No Brasil, para que o X seja retirado do ar, é necessária uma ordem judicial, sendo as operadoras responsáveis por executar o bloqueio conforme a determinação legal.
O movimento foi feito após o empresário Elon Musk ter publicado na conta do ministro Alexandre de Moraes questionamentos sobre decisões judiciais no Brasil que determinam a remoção de postagens contendo fake news na plataforma X.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou, na noite de domingo, a abertura de um inquérito contra o empresário Elon Musk por obstrução à Justiça e incitação ao crime.
Além disso, Moraes incluiu o bilionário sul-africano no inquérito das fake news por “dolosa instrumentalização criminosa da provedora da rede social X”, da qual Musk é dono.
A rede era conhecida anteriormente como Twitter.
A decisão também determina que a rede social não desobedeça às ordens judiciais contra ela impostas.
Musk havia anunciado que não obedeceria uma ordem do Judiciário brasileiro que ordenava o bloqueio de contas disseminadoras de fake news na plataforma.
Em resposta, na nova decisão, Moraes afirma que aplicará multa diária de R$ 100 mil por perfil não bloqueado e atribuirá a responsabilidade pela desobediência aos gerenciadores legais pelo X no Brasil.
Na manhã de domingo, o bilionário acusou Moraes de trair a constituição brasileira e afirmou que o magistrado deveria renunciar ou sofrer impeachment.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Portal 247
CN INSTITUCIONAL