Notícias

Fugitivos que escaparam do presídio em Mossoró são presos no Pará


Brasil Net

Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça estavam foragidos desde a madrugada da quarta-feira de cinzas

Foto: PF/Divulgação
A dupla escapou da Penitenciária Federal no dia 14 de fevereiro

OUÇA A MATÉRIA PELO YOUTUBE:

Tempo de leitura: 2’ m – 34” s
Após 51 dias de buscas, os dois presos que escaparam da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram recapturados na quinta-feira, no Pará.
Eles estavam em um comboio de três carros com mais seis pessoas que se dirigiram para a cidade de Marabá por volta das 13 horas.
A caçada por Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos e Rogério da Silva Mendonça, de 36, ambos naturais do Acre, começou na manhã da quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro e seguiu pelos dias seguintes com a tentativa das autoridades de seguir os rastros deixados pelos fugitivos.
Os dois deixaram o presídio de segurança máxima por volta das 3h da madrugada, quando teriam escalado até o teto através de uma lâmpada e em seguida, cortado uma cerca.
Ambos são envolvidos em guerras de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas no Acre e têm ligação com o Comando Vermelho, uma das principais quadrilhas do gênero no país. A busca mobilizou equipes com cães, drones, helicópteros, reforços de policiamento nas fronteiras do estado e até acionamento da Interpol, a Polícia Internacional.
Desde que o caso veio a público, uma operação integrada envolvendo as forças de segurança federais, estaduais e até de estados vizinhos foi montada em Mossoró, no Rio Grande do Norte, com o objetivo de recuperar os foragidos.
As tropas fizeram buscas na região, inclusive com uso dos helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e do Potiguar 02, da Secretaria de Segurança Pública do Estado.
A Polícia Federal investiga se houve facilitação na fuga. Já se sabe, por exemplo, que uma obra que vinha sendo realizada no presídio pode ter contribuído para a empreitada da dupla.
Durante o período em que estiveram foragidos, Deibson e Rogério teriam contado com a ajuda de pessoas já do lado de fora do presídio.
Pelo menos cinco pessoas foram presas.
O último a ser detido foi o mecânico Ronaildo Fernandes, que teria recebido R$ 5 mil em sua conta para repassar aos fugitivos.
Entre os outros presos está o irmão de Deibson Nascimento, detido na última sexta-feira, no Acre, Johnney Weyd Nascimento foi condenado por roubo e participação em organização criminosa e tinha um mandado de prisão em aberto.
Além das prisões, os agentes cumpriram nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró no Rio Grande do Norte, além de Quixeré e Aquiraz, no Ceará.
Os investigadores desconfiam que os foragidos tenham recebido apoio de integrantes do Comando Vermelho, que atuam na região.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações do Jornal O Globo
CN INSTITUCIONAL