Notícias

Grã-Bretanha pode ser atingida por 'chuva de sangue'


Brasil Net

A possibilidade de ocorrência do fenômeno levanta diversas questões, como, por exemplo, o que é 'chuva de sangue'?

Foto: Ilustrativa
A chuva está prevista para ocorrer esta semana no Reino Unido

As previsões meteorológicas apontam que o Reino Unido, situado no noroeste da Europa, deve ser atingido por um fenômeno peculiar nesta semana. A região deve ser afetada por uma "chuva de sangue".
A possibilidade de ocorrência do fenômeno levanta diversas questões, como, por exemplo, o que é 'chuva de sangue'?
De acordo com a Met Office, serviço nacional de meteorologia britânica, o termo "chuva de sangue" refere-se à precipitação que transporta partículas de areia dos desertos.
As tempestades no deserto do Saara, localizado a mais de 3 mil quilômetros de distância, frequentemente agitam a poeira, que é então transportada em direção ao Reino Unido. Por conta da existência de poeira, a chuva apresenta uma pigmentação avermelhada e ao secar, deixa uma fina camada de poeira da mesma cor.
Essa poeira é capaz de cobrir casas, carros e objetos que fiquem ao ar livre, mas para que deixe um resíduo, ela precisa ser uma chuva breve.
O meteorologista Marco Petagna, da Met Office, destacou que a chuva deve ocorrer nos próximos dias.
"A poeira saariana está sendo transportada para o norte e vai afetar o Reino Unido nos próximos dias, após as recentes tempestades de poeira no norte da África", afirmou.
Especialistas apontam que a ocorrência desse fenômeno é comum na região sul da Europa, pois é um setor próximo ao deserto do Saara. Mas a chuva de areia também pode viajar longas distâncias e acontecer em áreas como a Escandinávia.
A "chuva de sangue" ocorre algumas vezes por ano no Reino Unido, afirmam os especialistas. No entanto, a poeira vista geralmente é amarela ou marrom e misturada em concentrações muito baixas — o que faz a chuva parecer comum.
"Como em outras partes do mundo, o vento pode soprar fortemente sobre os desertos – levantando poeira e areia para o alto do céu. Se os ventos na parte superior da atmosfera soprarem para o norte, a poeira pode ser transportada até ao Reino Unido", explica o Met Office.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação Cornélio Notícias, com informações da BBC
CN INSTITUCIONAL