O verão paranaense terá início às 18h48 de quarta-feira (21) e termina no dia 23 de março de 2023, às 18h25. O sol deverá predominar no primeiro dia da estação na maioria das regiões do Estado, com tempo parcialmente nublado na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Sudeste e Campos Gerais, que registraram chuvas intensas nos últimos dias, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR).
Considerando o cenário climático global, o fenômeno La Niña deve permanecer ativo com intensidade moderada, perdendo força ao longo da estação. Essa alteração pode deixar alguns períodos mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual, segundo a previsão.
O La Ninã consiste no resfriamento anômalo das águas do Pacífico, ocorrendo quando os ventos alísios sopram com intensidade sobre o oceano Pacífico, deslocando a camada de água quente para o oeste, causando chuvas fortes no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul.
De acordo com o meteorologista do SIMEPAR, Fernando Mendes, “a temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica, mas estão previstos períodos de dias consecutivos de calor intenso, podendo gerar desconforto térmico” e “é provável que o tempo fique mais seco e quente em alguns dias, aumentando a evapotranspiração”.
Fatores climatológicos favorecem as pancadas de chuvas localizadas e de curta duração, com raios, trovoadas, granizo e ventanias, que podem provocar alagamentos e deslizamentos. São comuns as sequências de dias com chuvas entre as tardes e as noites. Em alguns casos, as chuvas são fortes e bastante volumosas.
Valores das médias mensais históricas da faixa de variação da chuva, temperaturas mínimas e máximas por região do Paraná nos meses de janeiro, fevereiro e março.
A Defesa Civil Estadual alerta sobre eventos que possam causar alagamentos ou inundações. No verão, esse alerta deve ser redobrado.