A prefeitura de Apucarana, no norte do Paraná, anunciou no último final de semana a contratação do personagem Edibar, conhecido pelo alcoolismo e machismo, como “garoto propaganda” do município para comunicar nas redes sociais as ações do Executivo.
As postagens em parceria com o cartunista apucaranense Lucio Oliveira já estavam sendo feitas nos últimos meses no Instagram oficial da prefeitura de Apucarana, mas a polêmica surgiu depois que o município confirmou a escolha do personagem como mascote.
“Ele é conhecido por ser bêbado, sarcástico, botequeiro fanfarrão e machista. A mascote personifica uma empresa, uma instituição ou marca. Ou seja, quando a prefeitura decide que o município é representado por um bêbado ou um dependente alcoólico, ela está desrespeitando as pessoas que sofrem com essa situação. O alcoolismo é uma doença e prejudica a vida de muitas pessoas”, criticou o vereador e publicitário Moisés Tavares Domingos (Cidadania).
O parlamentar informou que foi procurado por igrejas e instituições que trabalham na recuperação das pessoas dependentes químicas.
“Vai ser muito difícil comunicar as campanhas de Saúde, Assistência Social e Educação com um mascote que representa o alcoolismo e machismo. Além disso, foi usado dinheiro público para a contratação do cartunista”, afirmou.
O parlamentar informou que deve protocolar um requerimento na Câmara em caráter de urgência para revogar a decisão do Executivo.
“Não tem nada a ver com o artista. Se o objetivo é valorizar e reconhecer um cartunista local, ele poderia ter sido procurado pela Prefeitura para produzir um mascote que representasse os apucaranenses.”
Procurado, o secretário municipal de comunicação da prefeitura de Apucarana, Maurício Borges, não respondeu aos pedidos de entrevista até a publicação desta matéria.