A Ponte da Integração, segunda ponte que ligará o Brasil ao Paraguai recebeu na quarta-feira (17) a última peça que agora passou a unir os dois lados da obra. A ponte liga Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco.
A obra começou em 7 de agosto de 2019 - veja outros detalhes mais abaixo. Foram executados até esta quarta (17) 91% da obra.
O engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Marcos Vinicius afirmou em entrevista à RPC que para a liberação do tráfego de veículos são necessários ainda alguns serviços.
A união dos dois lados foi feita com uma peça chamada aduela. Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná foram colocadas na ponte 37 delas, 18 em cada em cada margem do Rio Paraná e uma no centro da ponte, para unir as extremidades.
As aduelas são peças fabricadas com uso de metal e concreto que dão forma à via da ponte. A colocação delas teve início em outubro de 2021, conforme o DER.
Cada peça pesa em torno de 95 toneladas, com 11,9 metros de comprimento e 19,9 metros de largura. A aduela de junção, peça colocada nesta quarta (17) tem 5,7 metros de comprimento e aproximadamente 20 metros de largura e pesa cerca de 30 toneladas, segundo o engenheiro do DER.
O DER afirmou que as aduelas são integrados por meio de soldas e apoiadas pelos cabos de sustentação, além de um complementado com a utilização de concreto.