Notícias

Após 52 anos, delegado com mais tempo de serviço na Polícia Civil do Paraná anuncia aposentadoria


Brasil Net

Osnildo Carneiro Lemes, atual chefe da Delegacia de Umuarama, deve deixar o cargo na próxima semana

Foto: Reprodução/RPC
Aos 75 anos, delegado coleciona histórias pelo estado

Aos 75 anos, o delegado-chefe da Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, Osnildo Carneiro Lemes, anunciou a aposentadoria. Com 52 anos de corporação, ele é o agente com mais tempo de serviço na Polícia Civil e coleciona histórias pelo Paraná.

O fim da trajetória que começa lá em 1970, ano em que ingressou na corporação, deve ser concretizado na próxima semana.

"Eu estou com a consciência do dever cumprido. Tenho certeza que fiz o melhor que podia fazer, e hoje eu saio tranquilo", celebrou.

Osnildo entrou para a Polícia Civil como comissário de polícia. Atualmente, o cargo inclusive não faz mais parte do quadro.

Outras coisas também mudaram desde então. Segundo a instituição, à época do ingresso de Osnildo, o telégrafo era o único meio oficial de comunicação entre os policiais.

E se adaptar às mudanças ao longo dos 52 anos também foi um desafio na carreira.

"Era o telégrafo, código Morse ainda. Para mim foi meio difícil essa adaptação né. Sair da idade da pedra para essa modernização que a gente tem agora. Mas o gosto pela profissão fez com que eu ficasse me atualizando no dia a dia", brincou.

Ao terminar a faculdade, o que era para ser um trabalho durante a graduação virou uma carreira para a vida. Osnildo passou em um concurso para delegado e, diante da pouca idade, inovou no visual para "aparentar mais idade.

"Quando eu ingressei na Polícia Civil lá em Curitiba, eu tinha 23 anos. Eu era o delegado mais jovem do Paraná. E eu tinha cara de moleque, muitos até falavam, 'ô menino vai chamar o delegado para mim'. Isso fez com que eu pensasse: 'vou ter que aparentar mais idade', foi quando eu deixei crescer a barba", relembrou.

O cavanhaque o acompanha até os dias atuais e foi companheiro também dos anos de atuação na segurança pública do Paraná. Foram dez cidades do estado onde ele foi delegado.

Segundo ele, apenas a região sul paranaense não foi lar do agente.

Atualmente, Osnildo é chefe da 7ª Subdivisão de Umuarama. Ele está no posto desde 2017.

Para os colegas de trabalho, a experiência de 52 anos dedicados à Polícia Civil é inspiradora e admirável. E muito além disso, também a disposição "de quem está iniciando".

A trajetória na Polícia Civil também foi conciliada com uma grande paixão do delegado: o automobilismo. Viajando por todo o estado, ele aproveitou o tempo para que ela fosse colocada em prática.

Osnildo é campeão paranaense na categoria Speed Fusca, em 1985 e 1997.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do G1 Paraná
CN INSTITUCIONAL