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Passagens de ônibus intermunicipais ficam 22,38% mais caras no Paraná


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O reajuste anual está previsto em decreto que regulamenta os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado

Foto: Ilustrativa
o principal fator no reajuste é a alta acumulada do diesel, que chegou a 51,04% nos últimos 12 meses

As passagens de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros ficam mais caras a partir da zero hora desta sexta-feira (1) no Paraná. O percentual médio de aumento é de 22,38%, outorgado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

De acordo com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR), a decisão acontece após liminar da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, a pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FESPASC).

“Apesar da publicação dos novos índices, a área técnica da Agepar reputa inadequada a metodologia de cálculo empregada para se chegar aos novos valores e apresentará recurso da decisão”, diz a agência.

O DER/PR diz que o principal fator no reajuste é a alta acumulada do diesel, que chegou a 51,04% nos últimos 12 meses, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA) divulgado este mês. O segundo maior fator no cálculo é o reajuste salarial de motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do setor.

O reajuste anual está previsto em decreto que regulamenta os serviços de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros no Estado.

O cálculo é realizado pelo DER/PR, levando em consideração, basicamente, custos operacionais, de manutenção, administração, remuneração de capital, depreciação de equipamento, coeficiente de utilização, bem como outros componentes previstos em legislação e regulamentos vigentes.

“O alto preço dos combustíveis observado pela população nos últimos meses está finalmente se refletindo na tarifa de ônibus intermunicipal, como não poderia deixar de ser. O cálculo de reajuste visa garantir a continuidade da prestação do serviço público de transporte intermunicipal, que precisa ser não apenas viável, mas também competitivo” explica a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete Bozza.

“Caso contrário, iríamos observar as empresas abrindo mão de suas linhas com grande frequência, prejudicando o deslocamento do cidadão por meses, até que a situação fosse resolvida”, disse Maria Elizabete Bozza.

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Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Portal da Banda B
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