Notícias

Tornado em causa destruição na região do Vale do Itajaí


Brasil Net

A chegada de um tornado na cidade catarinense se deu por conta de uma frente fria que passa pelo Sul do Brasil

Foto: Patrick Rodrigues/ NSC
O calor e a umidade contribuíram para o fenômeno

A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina afirmou que as fortes rajadas de vento que atingiram Timbó, no Vale do Itajaí na tarde de quarta-feira (05), foram causadas por um tornado. Os ventos ultrapassaram a marca de 130km/h.

A chegada de um tornado na cidade catarinense se deu por conta de uma frente fria que passa pelo Sul do Brasil. A alta do calor e da umidade propiciaram chuvas intensas na região e contribuíram para o fenômeno.

"Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí", diz nota técnica da Defesa Civil.

O Bairro Fritz Lorenz (Industrial) foi um dos mais atingidos pelo tornado, segundo Fábio Merele, coordenador da Defesa Civil. Além disso, o temporal causou destruição de telhados, quedas de árvores e alagamentos. A prefeitura ainda informou que não houve casos de desabrigados na região.

Durante a quinta-feira (06), equipes da Secretaria de Obras de Timbó, o DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) e a Defesa Civil de Santa Catarina estão auxiliando na limpeza e na retomada do município após a passagem do fenômeno.

O site de meteorologia Climatempo informou que a região de Timbó ainda terá chuva até o fim da semana, mas com volumes bem mais baixos. No entanto, os ventos atingem até 55km/h em alguns pontos do estado.

CN INSTITUCIONAL


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Portal iG de Notícias