Notícias

Com festas de fim de ano, casos novos de Covid disparam no Paraná


Brasil Net

Mais 3.438 casos foram confirmados e cinco mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus no Estado

Foto: Ilustrativa
A quantidade de novos casos acendeu o alerta

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, na quarta-feira (5), mais 3.438 casos confirmados e cinco mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O número é maior que o do boletim do dia anterior (2.575) e de segunda-feira, quando foram 611. A secretaria alerta apenas que os dados são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Mesmo assim, a quantidade de novos casos acendeu o alerta. Comparado a dezembro de 2021, o número de ontem é até 34 vezes maior. No dia 17 de dezembro foram 100 casos novos divulgados.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.599.466 casos confirmados e 40.679 mortos pela doença.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais três óbitos e 113 novos casos de H3N2, na quarta-feira. Agora, o Paraná soma 375 casos e quatro mortes pela doença, que é considerada um tipo do vírus Influenza A (H3).

Os novos óbitos foram registrados nos municípios de Mandaguaçu (1) e Paranaguá (2). Tratam-se de um homem de 64 anos e duas mulheres de 77 e 79 anos, respectivamente. Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado.

No Estado, a transmissão da doença já é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

Em Cornélio Procópio, 126 pessoas testaram positivo para a doença e a Secretaria de Saúde investiga mais 209 casos suspeitos, conforme boletim divulgado na quinta-feira (6)

A Sesa, de maneira preventiva e considerando o aumento no número de casos, realizou o envio de mais 380 mil unidades do fosfato de oseltamivir (Tamiflu) para as Regionais de Saúde, reabastecendo o estoque de todos os municípios do Estado.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL