Notícias

Quase 200 animais marinhos são encontrados mortos no Litoral do Paraná durante o feriadão


Brasil Net

Entre os animais mais encontrados, estão pinguins e tartarugas, com maior ocorrência de encalhes nos municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná

Foto: Divulgação
As condições ambientais possivelmente propiciaram o aumento dos encalhes registrados

O feriado de 7 de Setembro foi marcado até agora por um número expressivo de encalhes de animais marinhos sem vida nas praias do Paraná. Entre sexta (3) e segunda (6), foram encontrados quase 200 animais marinhos sem vida pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)

Entre os animais mais encontrados, estão pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), tartarugas-cabeçuda (Caretta) e tartarugas-verde (Chelonia mydas), com maior ocorrência de encalhes nos municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná.

Segundo a bióloga e coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit, as condições ambientais como a intensidade do vento entre sexta e sábado possivelmente propiciaram o aumento dos encalhes registrados em curto tempo, no entanto o que levou os animais a morte ainda é investigado e múltiplos fatores podem ter contribuído.

“Nesta época do ano é comum encontrarmos em nosso litoral tanto espécies migratórias como as residentes. O aumento da ocorrência de animais na zona costeira resulta em maior risco de interações destes com as atividades humanas e a mortalidade dos animais em nosso litoral”, ressalta.

Alguns dos animais resgatados sem vida serão encaminhados para necropsia e somente após análises biológicas será possível descobrir a causa da morte.

Outro ponto muito importante que chamou a atenção dos profissionais em campo neste feriado foi encontrar a maioria das pessoas nas praias sem as medidas sanitárias protetivas contra o coronavírus.

Fortalecendo as recomendações internacionais de saúde pública, reforçamos que os veranistas, turistas e moradores usem máscara e mantenham o distanciamento social ao abordar as equipes que fazem o resgate dos animais.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: Redação CN Notícias, com informações do Portal Bem Paraná
CN INSTITUCIONAL