Notícias

Diária extra jornada coloca quase 4 mil policiais e bombeiros militares a mais nas ruas


Brasil Net

O ato foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em maio e em junho já gerou resultados expressivos

Foto: PMPR / Divulgação
O objetivo é dar mais tranquilidade para a população paranaense

Mais policiamento ostensivo e preventivo nas ruas e maior sensação de segurança para a população são as principais mudanças após a regulamentação da Diária Especial por Atividade de Extrajornada Voluntária para policiais e bombeiros militares. O ato foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em maio e em junho já gerou resultados expressivos.

Uma análise feita entre o dia primeiro e 30 do mês passado aponta que na primeira semana 620 militares estaduais, policiais e bombeiros, se voluntariaram à escala da extra jornada. Na semana seguinte o número passou a 1.891 integrantes, foi a 2.747 na terceira e o mês encerrou com 3.903 servidores a mais em atividade.

De acordo com o governador Ratinho Junior, a ideia é ter cerca de 4 mil policiais e mil e 700 viaturas a mais nas ruas, atendendo as cidades que precisam de patrulha. O objetivo, como afirmou, é dar mais tranquilidade para a população paranaense.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, informou que houve ampliação do policiamento em regiões que necessitam de maior atenção.

No Corpo de Bombeiros, o Estado ampliou o atendimento com ambulâncias nas ruas e reforçou o pessoal que realiza despachos de ocorrências.

O comandante da instituição, coronel Gerson Gross, disse que a adesão dos bombeiros às diárias tem progredido constantemente.

Com mais equipes disponíveis, ações contra a criminalidade foram ampliadas e ajudaram a Polícia Militar a retirar drogas e armas de circulação. Um exemplo foi a operação Oeste Alerta II, realizada no início deste mês e que resultou na apreensão de 400 quilos de maconha, cinco armas de fogo e mais de mil munições na região de Foz do Iguaçu.

Outra situação de destaque foi um veículo recuperado instantes após o roubo por meio da atuação dos policiais militares voluntários da escala extra jornada em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, no último dia 7.

O decreto, que instituiu a Diária Especial por Atividade de Extrajornada Voluntária, foi publicado em maio deste ano para regulamentar uma lei de 2017, que já permitia a aplicação de profissionais de segurança pública em escalas voluntárias mediante pagamento pelo Estado.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da Agência Estadual de Notícias
CN INSTITUCIONAL