Notícias

Cornélio Procópio registra mais 3 Mortes por Covid-19.


Brasil Net

É o pior período da pandemia no município, hospitais seguem lotados e a preocupação agora é com nova variante do vírus

Foto: Comunicação/Prefeitura
Equipes da saúde se preocupam com chegada da nova cepa viral

Cornélio Procópio viveu na quarta-feira (28), um dos piores momentos da pandemia. Pela manhã, em apenas 2 horas, duas pessoas morreram devido à Covid-19 no município, somando-se a uma terceira que morreu no dia anterior.   Enquanto isso, a lotação de leitos de UTI segue em praticamente 100%.

É o maior índice de baixas em um período tão curto desde o início da pandemia no município. Com isso, o total de mortes pela doença alcança 103 e traz outra preocupação: a constatação de uma nova cepa viral, descrita pela vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, como muito mais agressiva.

“Hoje, já temos a certeza que essa variante, denominada de P.1, já está circulante. Assim, é preciso que as pessoas fiquem alerta porque se trata de uma variante mais contagiante e muito agressiva. Pelo que temos informação, ataca geralmente as pessoas mais novas e de forma muito rápida”, descreveu a secretária.

A maior preocupação, segundo ela, é que muitos jovens seguem se aglomerando e até dispensando o uso da máscara que é o principal dispositivo para evitar a contaminação. Outra constatação apontada é de que as pessoas contaminadas estão levando mais tempo para se curar, o que compromete ainda mais a disponibilidade de vagas em UTIs.

“Estatisticamente falando, em torno de 75 a 80% das pessoas que são entubadas, geralmente vão a óbito. Isto é preocupante porque o sistema, diante dessa nova constatação, pode recarregar novamente”, analisou Angélica.

Disse também que as pessoas estão adoecendo e necessitando do auxílio médico-hospitalar com maior intensidade. As vagas que têm surgido são justamente de leitos em que os pacientes morreram. Atualmente, os casos confirmados com a doença no município somam 4.223.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto do Setor de Comunicação da Prefeitura de Cornélio Procópio
CN INSTITUCIONAL