Notícias

Prefeitura de Cornélio Procópio continua realizando o trabalho de poda de árvores em vários pontos do município


Brasil Net

O programa segue cronograma estabelecido e ganha reforço de novos equipamentos

Foto: Ataíde Cuque
O material resultante das podas é transportado para uma área da prefeitura

A Prefeitura de Cornélio Procópio segue realizando a poda árvores em vários pontos da zona urbana.  O trabalho, iniciado no começo do inverno, continua dentro do cronograma pré-estabelecido e a partir dos próximos dias, será reforçado com um novo picador de galhos e um rachador de lenha destinado à trituração da madeira para diminuir o volume de resíduos.

Apesar das adversidades climáticas dos últimos meses, as podas continuam seguindo o critério pré-estabelecido. 

“São podas pontuais e necessárias para impedir que árvores de portes maiores plantadas ao longo das vias públicas possam gerar consequências”, explica Oscar Balarin, que responde interinamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (Semagri). 

Entre os principais perigos estão danos à rede elétrica e novo sistema de iluminação de LED e outros como queda de galhos sobre veículos e pessoas.

O material resultante das podas – madeiras e galhadas – é transportado para uma área da prefeitura, à altura da antiga pedreira na zona oeste da cidade, que serve como área de transbordo até que seja retirado ara destinação final.

“A prefeitura dispõe autorização ambiental do IAT (Instituto de Água e Terra) para depósito temporário desses materiais por um período de 2 anos. Infelizmente, algumas pessoas da comunidade utilizam o local para depositar outros tipos de materiais, o que levou o município a optar por cobrir o material para não haver combustão”, disse Balarin.

Com relação ao replantio, garantiu que todas as árvores conforme o Plano de Arborização Municipal. As árvores erradicadas já estavam comprometidas fito-sanitariamente ou recomendadas pela Copel por estarem prejudicando a rede elétrica.

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com texto de Ataíde Cuque
CN INSTITUCIONAL