Notícias

Promessas falsas de cura do câncer geram milhões de visualizações e lucro no YouTube


Brasil Net

O remédio receitado é o melão-de-são-caetano, planta de origem asiática

Foto: Reprodução/YouTube
O autor do vídeo é dono do canal "Elizeu Artes e Criação”

“Oi, estou com um parente com metástase óssea, você pode me receitar esse remédio?”, pede Reginaldo, comentando em um vídeo no YouTube.

Sua irmã, de 44 anos, foi diagnosticada com câncer de mama há três e está em seu terceiro tratamento de quimioterapia depois que o câncer se espalhou. Reginaldo dos Santos, um vendedor de Vitória da Conquista, na Bahia, procura a solução em um vídeo intitulado “Remédio Caseiro Contra o câncer, tumores e outros”. E o remédio receitado é o melão-de-são-caetano, planta de origem asiática.

O autor do vídeo, um homem do interior do Estado do Espírito Santo, é dono do canal “Elizeu Artes e Criação”. Em um vídeo, publicado em 2016, ele olha para câmera e diz que a planta “combate tumores e câncer”. “De 80% a 90% das células de câncer são desfeitas com melão-de-são-caetano”, afirma.

O vídeo, que contém anúncios, tem 142 mil visualizações e se mistura a outros de seu canal: “Sal e vinagre tira ou não queimados de panela?”, “Como fazer letras 3D”, “Como tirar manchas do rosto e limpar a pele com menos de R$ 5”. A promessa de curar câncer com melão-de-são-caetano, uma afirmação sem comprovação científica, está entre vídeos de “receitas, artes, experimentos e dicas domésticas”.

O vídeo é apenas um entre vários em português carregados de desinformação sobre saúde disponíveis na plataforma.

 

FACCREI - VESTIBULAR


Fonte: *Redação Cornélio Notícias, com informações da BBC Brasil
CN INSTITUCIONAL